Processo seletivo

Imersões: Arte e Arquitetura
O livro do seminário internacional Imersões: Arte e Arquitetura (2021) debateu o papel da arquitetura e urbanismo na contemporaneidade e sua relação com a arte. Transmitido on-line, promoveu a difusão desses campos e refletiu sobre seus compromissos sociais.

Renato Faccini

Artigo internacional sobre inteligência artificial ganha prêmio pelo maior número de downloads em 2024: mais de 100.000
Artigo “Quem é melhor no planejamento de projetos? Generative artificial intelligence or project managers?”, de André Monat e do bolsista de pós-doutorado André Barcaui, ultrapassa 100.000 downloads em 2024.

André Barcaui

Seminários continuados NUDE: núcleo de design, corpo, tecnopolítica
O Seminário Continuado NUDE promoveu debates sobre design, gênero e justiça, destacando a representatividade dos corpos no espaço público e na historiografia do design. O evento contou com a palestra de Griselda Flesler (FADU-UBA) sobre design, memória e justiça na medicina forense, e com Raquel Noronha (UFMA), que coordenou o lançamento do livro Design e Gênero: experiências coletivas de ensino.

Esdi de cota: experiências de alunos cotistas em uma escola de design
Esdi de cota: experiências de alunos cotistas em uma escola de design”, objetiva expor, através do relato de alunos e ex-alunos da Escola Superior de Desenho Industrial (Esdi/UERJ), por quais transformações o ensino e o campo do design passam com o estabelecimento das políticas de cotas, principalmente no que se refere às relações de raça, classe e territorialidade. A tese também leva em consideração as narrativas ligadas ao pioneirismo do ensino de design no Brasil em Nível Superior, ligado à fundação da Esdi, e o estabelecimento pioneiro da política de cotas na UERJ, Universidade à qual a Escola está vinculada. Neste sentido, o trabalho chama atenção para tensões relativas ao ensino de design, estreitamente atrelado a uma narrativa estética hegemônica e eurocentrada, e as contradições apresentadas por uma sala de aula diversa em experiências e territorialidades.

Bruno Viana de Andrade

Marcos Martins Borges

Ruth Espinola Soriano de Mello

Objetos de criação residual: processos criativos em design como dispositivo facilitador da tomada de consciência e diálogo social
A pesquisa pretende investigar as possibilidades e características de objetos-processo de design, propostos com o nome de objetos de criação residual durante minha pesquisa de mestrado. Tais objetos são trazidos aqui como parte do processo de entendimento acerca de uma realidade externa, dando-se como resultado secundário e consequência material de um pensamento abstrato ou como reflexo da percepção de um contexto ou ambiente.

Números Mágicos

Marcelo Ghizi Freire

Seminário Design e Cidade
O seminário será realizado na sexta-feira 28/10 das 14h às 18h30 com oficina no sábado 29/10 das 9h às 12h na Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), localizada no Campus Lapa. O seminário é composto por duas rodas de conversa (curadoria de Bárbara Szaniecki e Gabriel Schvarsberg), uma exposição (curadoria de André Luiz Carvalho) e uma oficina conduzida pelo projeto de extensão Rua em Transe, da ESDI/UERJ.

Theo Frazão Nery

Vanessa França da Silva

Vitória Oswaldino Moraes

Flavio Honorio dos Santos Silva

Taina da Costa Amaral

Gustavo Cossio

Histórias do design social no Brasil: das utopias às pedagogias da ação do design como bem comum
Esta pesquisa abarca os percursos históricos e os vetores didático-pedagógicos do design social compreendido como abordagem sociopolítica de projeto. Ao considerar a repercussão do tema a partir do ensino institucionalizado no Brasil, o enfoque privilegia o campo do design em perspectiva humanista e à luz da história social. Em termos metodológicos, as seguintes estratégias balizam uma intervenção discursiva: a) micro-história; b) revisão narrativa de literatura; c) análise de intercâmbios de design; d) análise de fontes históricas na imprensa; e) história oral. Desse modo, a tese de doutorado tem por objetivo o oferecimento de uma dupla contribuição ao campo. Ao passo que a investigação oportuniza um acréscimo nos estudos de história do design, a proposta reside em contextualizar a alternativa teórico-prática do design social na educação, desdobrada nos domínios da pedagogia do design, pesquisa e extensão universitária, com ênfase no cenário brasileiro.

Oferta de Disciplinas 2025.1
Confira as disciplinas do PPDESDI ofertadas no primeiro semestre de 205.

Aula Inaugural do Curso de Design | 2025
Tema: Tecnologia e Inovação cidadã: o papel do design no ativismo de dados e na inovação em serviços públicos

Beatriz Quental

Edital de bolsas para mestrado e doutorado 2025
Está aberto o edital interno de bolsas para mestrado e doutorado para ingressantes em 2025