Processo seletivo

Oportunidades de Interação em Aplicativos Voltados para a Aprendizagem de Línguas
Este trabalho busca identificar e analisar oportunidades de interação em aplicativos móveis voltados à aprendizagem de idiomas, considerando que o contato social é essencial para a aprendizagem de línguas. Partindo da premissa de que muitos aplicativos atuais focam excessivamente em exercícios de repetição e práticas individuais, a pesquisa explora teorias da Aquisição de Segunda Língua (ASL) e princípios de Experiência do Usuário (UX), investigando como estratégias específicas podem melhorar a interação comunicativa entre usuários. Foram realizados levantamentos e análises detalhadas dos aplicativos Tandem e Busuu, aplicando métodos como questionários, entrevistas e análises temáticas de avaliações dos usuários. Os resultados destacam que, apesar do grande potencial tecnológico disponível, poucos aplicativos oferecem oportunidade de interação comunicativa suficientemente estruturadas ou eficazes, revelando uma lacuna significativa no mercado.

Seminário Internacional “Caminhos cruzados: ensinar e pesquisar design ontem e hoje”
O evento reúne convidados internacionais e professores da ESDI, em conversas sobre os caminhos cruzados entre arte e design, o moderno e o para além do moderno, design e democracia, design e antropologia, a escola e o museu, e entre ensino e pesquisa em design, ontem e hoje.

Seminário Internacional “Caminhos cruzados: ensinar e pesquisar design ontem e hoje”
O evento reúne convidados internacionais e professores da ESDI, em conversas sobre os caminhos cruzados entre arte e design, o moderno e o para além do moderno, design e democracia, design e antropologia, a escola e o museu, e entre ensino e pesquisa em design, ontem e hoje.

Seminário Designs por vir
Segunda edição do seminário Designs por vir será realizada nos dias 28 e 29 de maio às 17hNa Esdi/Uerj - Rua do passeio, 80.
Realização: LaDA e PPDEsdi

Seminário Designs por vir
A segunda edição do seminário “Designs por vir” acontecerá nos dias 28 e 29 de maio.

O que tem na minha bolsa? Bolsas de luxo: influência, sustentabilidade e atenção
Design, sustentabilidade e consumo de bolsas de luxo é um projeto voltado ao público jovem, identificando uma semente de renovação e plantando informações através de pesquisas de uma maneira leve, divertida e carregada de conhecimento. O projeto é feito para ser algo cativante, jovem e divertido utilizando mídias sociais com um olhar de designer e comunicador social.

Exposições e museus inclusivos: para quê e para quem?
Uma exposição acessível deve estar ciente das diversas deficiências, que são muito variadas, e cada uma com a sua especificidade. É necessário que o ambiente possua alguns recursos de tecnologia assistiva, para que pessoas com deficiência (PcD) possam ter a mesma possibilidade de acesso dos demais visitantes. Tecnologia assistiva (TA) é uma expressão que abrange todos os recursos e serviços destinados a melhorar as habilidades funcionais do PcD, promovendo uma vida independente e a inclusão social. Alguns exemplos são audiodescrição, interpretação em Libras, textos em braille e linguagem simplificada. É urgente superar as barreiras físicas, sensoriais, cognitivas, comunicacionais e atitudinais que impedem o pleno acesso das pessoas às exposições culturais, científicas e educativas. Com essa pesquisa, pretendo contribuir para a difusão de aprendizados e boas práticas para a acessibilidade na expografia. A pesquisa tem o objetivo de investigar se e como projetos expográficos incorporaram a acessibilidade ao longo dos últimos 10 anos, a partir de um diagnóstico de projetos expográficos executados em diferentes museus do estado do Rio de Janeiro. As análises serão realizadas a partir de pesquisas sobre acessibilidade e design universal.

Processo seletivo 2025/2026
Está disponível para download o edital do processo seletivo 2025/2026 para mestrado e doutorado acadêmico no PPDESDI.

Oferta de Disciplinas 2025.2
Confira as disciplinas do PPDESDI ofertadas no segundo semestre de 2025.