--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5

Processo seletivo

DesignRelacionado a
Limpar filtros
2865 itens encontrados
a-z crono

Cascadura: caminhos do subúrbio

O objetivo do projeto Cascadura - Caminhos do Subúrbio consiste em divulgar um conteúdo compreensivo sobre a história do bairro de Cascadura, situado no subúrbio carioca, veiculando as informações por meio de um website, tornando-as públicas para que os indivíduos interessados em conhecer a cultura fluminense, compreendam a história construída pelos antigos moradores da região. Além de informar e despertar uma postura de interesse, respeito e preservação à sua memória, bem como dotar o cidadão de ser pertencente à construção patrimonial e apresentar uma visão geralmente desconhecida que temos dessa região que foi de suma importância para o desenvolvimento da cidade do Rio de Janeiro.

2012

Design é Isso

Cartão da Gestante: um redesign

A partir do tema Utopia propomos a apresentação da maternidade como uma idealização de vida.O trabalho consiste na criação, planejamento e desenvolvimento por meio do método de redesign de um material visual sobre o período gestacional ou pré-natal.O projeto também abrange aos profissionais de saúde em relação ao acompanhamento da gravidez, do pré-natal para melhoria das informações contidas no cartão da gestante ou cartão pré-natal, além de fornecer a comunicação entre profissionais. Destina-se a disseminar a importância da qualidade do acompanhamento e tratamento das mulheres e seus bebês atingindo o público gestantes e os profissionais.

2013

Web sob controle: consumo consciente de informações na internet

Da mesma maneira que uma alimentação excessiva e de baixa qualidade pode ocasionar uma série de doenças, o consumo irresponsável de informação também pode trazer consequências graves para saúde. Assim como em uma dieta alimentar para redução de peso, onde o problema não deve ser abordado simplesmente pelo lado quantitativo, mas também qualitativo, uma dieta de informação não se trata apenas de consumir menos, mas sim de consumir menos e melhor. Esse projeto propõe um sistema de controle no consumo de informações online. Utilizando conceitos oriundos do mundo dos games, o objetivo é estimular o usuário a exercer um dieta consciente de dados no meio digital.

2012

Aconteceu no Rio

“Aconteceu no Rio” é um projeto de design que resgata histórias curiosas, bizarras e divertidas sobre a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro e para isso conta com intervenções urbanas – ilustrações impressas e coladas pela cidade – e folhetins impressos com essas histórias contadas de forma escrita e ilustrada. E procura, dessa maneira, incentivar e resgatar um interesse, com diferente enfoque, pela cidade, por seus moradores (e adoradores).

2014

1/2 estalo

1/2 estalo é um projeto que se faz por conjuntos. Há um conjunto de desejos que permeia toda sua trajetória, desejos de transformação. Ele aglomera as noções de ensaio, heterotopia e dispositivos de Foucault e Deleuze para pensar as práticas envolvidas em seu processo. Estas se materializam numa série de três objetos sonoros interativos, que se acionam quando colocados em espaços públicos de circulação. A tentativa aqui é criar a possibilidade para momentos de aberturas em rotinas cotidianas. Esses momentos foram registrados em forma de vídeo. Este relatório une todos esses conjuntos; desejos, conceitos, referências, práticas, registros e reflexões. 

2014

Criatividades

O projeto "Criatividades" tem como proposta a divulgação de pontos culturais e criativos na cidade do Rio de Janeiro, estimulando a sua valorização pela população local e/ou turista. Foram criadas três peças gráficas, um folder e postais impressos, e um site, com representações de mapeamento e dados quanto às áreas: arquitetura, arte, artes cênicas, cinema, design, fotografia, moda e música. Foi dado ao projeto o recorte das regiões de Centro, Zona Portuária e Santa Teresa. Todas as peças gráficas apresentam um mapa da região, em que cada atividade é indicada com um número correspondente, na legenda sendo dados os nomes, as áreas em que se encaixa, endereço e website.

2012

Videomapping de Guerrilha

Videomapping de Guerrilha é um projeto de pesquisa de linguagem em mapeamento de projeções. A ideia central é abrir possibilidades sobre formas inovadoras de se pensar design, criando alternativas de produção mais sustentáveis do ponto de vista ecológico, social e moral. O projeto foi desenvolvido em duas frentes. A primeira trata de considerações teóricas sobre o design relacionado à moral e à cidadania, sobre desmaterialização e sobre tecnologia. A segunda frente consiste em pesquisas de mapeamento de projeções em diversas superfícies e da criação de um protótipo funcional: uma exposição em videomapping (mapeamento de projeção), realizada exclusivamente com equipamentos e espaços já existentes na escola, sem a criação de nenhuma peça descartável.

2010

Rafaela Siquara Marques

3 [três]

O projeto consiste em um livro que aproxima Arte Design e Arquitetura pela figura geométrica do triângulo e fornece triangulações oriundas de diversos campos do conhecimento como metáforas para relações entre aquelas três áreas.

2011

Cozinho com o vizinho

O projeto "Cozinho com o Vizinho" de um sistema de mobiliário para cozinhas coletivas em condomínios representa uma proposta de criar um espaço que promova a transformação da maneira como as pessoas vivem. O intuito é provocar maior aproximação para que possam ser desenvolvidas relações de confiança, respeito e amizade, e acima de tudo, uma capacidade maior de lidar com pessoas e conflitos. Em contrafluxo à tendência do atual mercado de mobiliário e decoração característicos do sistema socio- econômico, esse projeto foi pensado a partir de uma perspectiva da integração, simplicidade e resistência. Nesse TCC, estão presentes os materiais necessários para a confecção do mobiliário, desenhos técnicos, fluxogramas e mockups da proposta.

2014

Ponto Final de Ônibus

Este projeto consiste no desenvolvimento de uma estrutura para funcionários e passageiros que utilizam os pontos finais de ônibus do Rio de Janeiro, com o objetivo de humanizar as condições impostas nos locais finais e iniciais de embarque e desembarque. A pesquisa para o projeto foi realizada em duas etapas: a primeira foi feita em campo com o objetivo de identificar as principais necessidades da população que utiliza o transporte público, através de entrevistas com funcionários e passageiros, também houve a observação estrutural e funcional do sistema de ônibus para poder identificar suas principais falhas e possibilidades para a melhora através do projeto. A segunda etapa foi a análise dos resultados da primeira etapa com os temas mais recorrentes na pesquisa para definir o foco do projeto.

2011

Aerodiy: gerador eólico

Este projeto busca apresentar uma alternativa de geração de energia a partir do conceito de DIY aplicado em comunidades. Tem como foco a utilização da energia dos ventos através de aerogeradores e o posterior armazenamento dessa energia em baterias capazes de eletrificar uma residência por determinado tempo. O aerogerador apresentado é de utilização doméstica e tem o intuito de ser facilmente fabricado.

2010

COGNI: Plataforma digital educativa

O projeto "COGNI" visa desenvolver uma plataforma digital educativa acessível para alunos do ensino médio da rede pública estadual. Nela, são disponibilizados materiais didáticos e auxiliares, e atividades interativas, cujo desempenho pode ser analisado por professores. O objetivo é trazer exercícios de maneira mais lúdica, tornando o aprendizado e fixação das informações menos pesados para os estudantes. Como exemplo de uso, este trabalho foca na matéria de História, apresentando uma atividade de linha do tempo, em que os alunos podem alinhar eventos históricos com suas descrições e datas.

2014

A Crise do Design e as Possibilidade de Uso

Através do discurso fenomenológico de Merleau-Ponty, que em linhas gerais, significa um retorno as "essências", busco demonstrar que ao longo da história da profissão, o designer ao tratar do conceito "função", o trata de maneira impositiva e pré-determinada. Perpasso pelos fundamentos do Design Moderno (funcionalismo) e percebo a iminência clara de uma crise. Crise esta que reflete a necessidade do Design reconstruir sua relação com a ciência e a sociedade, entendendo o industrialismo como algo padronizador e alienante. Por fim realizo uma experiência, onde desejo demonstrar a distinção entre "função" e "uso" enxergando a função como um uso particular do objeto. Com isso, podemos conceber também o Design como um gerador de possibilidades de uso, ao invés de somente atender a necessidades do usuário.

2011

Beleza de dentro para fora: incentivo à alimentação saudável

Série de duas vinhetas animadas que é disponibilizada em locais de acesso público. Embora tenha um aspecto conscientizador, esta série de vídeos procura ser o mais leve, lúdica e descontraída possível. Com um ar inspirado nos comerciais publicitários do ramo estético, os vídeos fazem alusão aos alimentos saudáveis, em detrimento de produtos de beleza, para melhorar, por exemplo, o aspecto da pele e cabelo.

2014

Vitor dos Santos Teles

Cinema + escola

O projeto pedagógico "Cinema + escola" visa abordar a importância do recurso cinematográfico na formação de jovens, e tem como objetivo cadastrar obras do cinema brasileiro no formato de um catálogo, para assim auxiliar educadores que desejarem usar desse meio para transmitir conhecimento, com foco maior na área da Sociologia. Dos filmes selecionados, são apresentados seus dados técnicos, resenhas e linha de tempo, e são organizados de acordo com os assuntos abordados, como preconceito, identidade brasileira e engajamento político.

2010

Giovanni Vieira de Oliveira

Bárbara Júlia Coutinho Silva

Yan Araujo Ferreira da Cruz

Juan Pablo Lugão Mahet

Gabriel Neves Marcella

Igor Pigozzo Mendes Silva

1... 34 35 36 37 38... 120