
Boletim_n01_janeiro (1).pdf

Bolsa de doutorado sanduíche no exterior 2025
Resultado final do processo de seleção para a bolsa PDSE.

Bolsa de Fotografia ZUM

Bolsa FAPERJ
Oportunidade para estudantes de graduação em Design do 3º ao 5º período. Vaga de bolsa de iniciação tecnológica da FAPERJ para atuar em projetos com modelagem e prototipagem 3D. 20h/semana

Bolsas de doutorado sanduíche no exterior
Está aberto o edital interno para duas bolsas CAPES PDSE para realizar pesquisa no exterior por três meses

Bolsas de pós-doutorado e cátedras

bondes

Bope

Bope como projeto: Design, guerra e cidade
Convite para defesa da dissertação de Laura Gadelha - 27 de março de 2025, 14h.

Bope como projeto: design, guerra e cidade
O Batalhão de Operações Especiais (Bope) é um ator na guerra urbana do Rio de Janeiro, geralmente entendida como “guerra ao narcotráfico” ou “combate ao crime organizado”. Trata-se de uma unidade da Polícia Militar especializada em operações consideradas de alto risco. O Bope ganhou visibilidade por eventos como as caçadas televisionadas a traficantes, execuções dentro de comunidades, ocupações e resgates. Esta pesquisa tem como objetivo investigar esse grupo como um projeto, algo que pode ser entendido como processual e indeterminado. Utilizaremos a Teoria ator-rede e o design ontológico como ferramentas teóricas para analisar sua ação como relacional e em rede. Ao dar ênfase à sua formação como grupo e aos seres não-humanos que o compõem, esperamos com esta pesquisa aprofundar o entendimento sobre sua ação controversa. Serão investigados sua identidade visual, suas mídias sociais, o filme Tropa de Elite de 2007, e as polêmicas envolvendo seus armamentos.


bordado

Bordas no urbano


Boulevard da ESDI

Branca Regina Cantisano dos Santos e Silva Riscado Terra

brand

branding

Branding para a casa da indústria criativa: a criatividade como fator de desenvolvimento para o Rio de Janeiro
Apesar da gestão de marcas, ou branding, ser uma atividade relativamente nova, desde os tempos mais remotos a humanidade recorre aos símbolos como recursos de comunicação. Nesse contexto, uma marca forte é responsável por comunicar valores, gerar credibilidade, fidelizar o consumidor e estabelecer uma conexão fundamental para o sucesso de um produto ou serviço. Este trabalho busca compreender melhor o branding, analisando o princípio da atividade humana relacionada às marcas, esclarecendo conceito e observando casos bem-sucedidos pelo mundo. A partir do que foi estudado, desenvolve-se um projeto de Branding para a Casa da Indústria Criativa, um importante empreendimento para o desenvolvimento das atividades criativas no estado do Rio de Janeiro.

brasil

brasil

Brasil

brasilidade

Brasilidades

BraunPrize 2018 - “Design for what matters”
