Princípio básico para sistematização do uso das cores em televisão
Tese (hoje TCC) da diplomação na Escola Superior de Desenho Industrial (1976). Este TCC aborda a sistematização do uso das cores em televisão, focando na integração entre cenografia, iluminação e operação de vídeo, aspectos fundamentais da direção de fotografia. O objetivo principal é desenvolver uma escala cromática baseada no conceito físico de luminosidade, que permita uma previsão mais precisa da forma como as cores serão reproduzidas no vídeo. A partir da escala de cinzas pre determinada pelos fabricantes de câmeras, que é utilizada para contrastes em preto e branco, o trabalho propõe uma escala cromática destinada a ajudar técnicos de TV a prever o comportamento das cores em diferentes esquemas de iluminação. Através deste estudo, busca-se oferecer aos profissionais da televisão uma ferramenta para otimizar o uso das cores e melhorar a qualidade visual das produções.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.
Thesis (now TCC) for graduation from the School of Industrial Design (1976). This thesis deals with the systematization of the use of color in television, focusing on the integration of scenography, lighting and video operation, which are fundamental aspects of the direction of photography. The main objective is to develop a chromatic scale based on the physical concept of luminosity, which allows for a more precise prediction of how the colors will be reproduced in the video. Based on the gray scale predetermined by camera manufacturers, which is used for black and white contrasts, the work proposes a chromatic scale designed to help TV technicians predict the behavior of colors in different lighting schemes. This study aims to provide television professionals with a tool to optimize the use of color and improve the visual quality of productions.
NOTE: This summary was written for the purposes of making the ESDI collection available digitally and does not appear in the original document. This item from the collection has been made available through the ESDI Archive: History of Design via open knowledge digital networks project.