Influências da transformação digital no design de experiência do empregado: um estudo de caso na Petrobras
A Transformação digital vem alterando significativamente as características de produção e consumo da sociedade nos últimos anos, impactando fortemente o cotidiano das pessoas, gerando novas experiências, e os processos das organizações, com automatizações e redução de custos. Neste contexto, as organizações procuram desenvolver mecanismos gerenciais para atrair e manter talentos em seus quadros, como uma boa definição de cargos e salários, sistema justo de recompensa, desenvolvimento de lideranças, entre outros. Alguns estudos procuram avaliar a satisfação do empregado a partir da percepção que eles apresentam sobre os mecanismos gerenciais adotados pela empresa (Ferreira, 2022). Contudo, é necessário evoluir na construção de alta satisfação por meio do projeto de melhores experiências (Brown, 2020). Assim, se por um lado há uma questão relevante e cada vez mais crítica para as organizações no que diz respeito à atração e retenção de talentos, por outro, a aplicação das tecnologias digitais nas rotinas de trabalho e nos processos organizacionais, parecem influenciar nesta questão (Morgan, 2017). Desta forma, esta pesquisa procura apresentar um conjunto de métodos, que parte do levantamento dos principais aspectos conceituais do fenômeno de transformação digital, apresenta os fundamentos de experiência do empregado e propõe um estudo de caso por meio de uma análise quantitativa qualitativa para avaliar os efeitos da transformação digital na experiência de seus colaboradores, sendo esse, o seu objetivo geral. Para atingi-lo são colocados quatro objetivos específicos e complementares: (1) levantar os principais aspectos do fenômeno de transformação digital; (2) fundamentar experiência do empregado; (3) desenhar e aplicar um método efetivo de verificação dos efeitos da transformação digital na experiência dos empregados e (4) Descrever as correlações encontradas entre a transformação digital e a experiência de seus colaboradores. Como principais resultados da pesquisa, foi encontrada uma alta correlação estatística entre a maturidade digital e uma boa experiência dos empregados, quando se faz uma análise por área de atuação, sendo esta correlação confirmada por meio de análises qualitativas.
Digital transformation has been significantly changing the production and consumption characteristics of society in recent years, strongly impacting people's daily lives, creating new experiences, and organizations' processes, with automation and cost reduction. In this context, organizations seek to develop management mechanisms to attract and maintain talent in their workforce, such as a good definition of positions and salaries, a fair reward system, leadership development, among others. Some studies seek to assess employee satisfaction based on their perception of the management mechanisms adopted by the company (Ferreira, 2022). However, it is necessary to evolve in building high satisfaction through the design of better experiences (Brown, 2020). Thus, if on the one hand there is a relevant and increasingly critical issue for organizations with regard to attracting and retaining talent, on the other hand, the application of digital technologies in work routines and organizational processes seems to influence this issue (Morgan, 2017). In this way, this research seeks to present a set of methods, which starts from the survey of the main conceptual aspects of the phenomenon of digital transformation, presents the fundamentals of employee experience and proposes a case study through a quantitative-qualitative analysis to evaluate the effects of digital transformation on the experience of its employees, which is its main objective. To achieve this, four specific and complementary objectives are set: (1) to identify the main aspects of the phenomenon of digital transformation; (2) to define the employee's experience; (3) design and apply an effective method for verifying the effects of digital transformation on employee experience and (4) Describe the correlations found between digital transformation and the experience of its employees. As the main results of the research, a high statistical correlation was found between digital maturity and a good employee experience, when analyzing by area of activity, and this correlation was confirmed through qualitative analyses.