Design de comunicação visual nas Organizações da Sociedade Civil: perspectivas e práticas de um campo de atuação
As Organizações da Sociedade Civil no Brasil, ocupam um lugar de destaque na promoção da cidadania, na luta de direitos dos grupos menos privilegiados da população e no fomento da preservação do meio ambiente. Enquanto organizações, têm a necessidade de se comunicar com seus membros internos, umas com as outras e com o ambiente social que as cercam. O design de comunicação visual, com sua capacidade de projetar elementos gráficos e textuais simbólicos para concretizar narrativas visuais, é capaz de interferir no modo como as pessoas percebem produtos, serviços e marcas. Logo podem se tornar ferramentas poderosas para a comunicação organizacional das OSCs, não só para consolidar sua imagem institucional, mas para gerar mais eficiência, em termos de alcance e engajamento do público, de seus projetos e campanhas de mobilização social. A partir desse cenário, a presente dissertação de caráter exploratório e qualitativo, busca investigar as OSCs como um campo de atuação do design de comunicação visual, sob as perspectivas de práticas e produtos de design, e do papel estratégico que essa atividade profissional ocupa e pode ocupar nas Organizações da Sociedade Civil. Para isso, foram realizadas oito entrevistas com OSCs das cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, entre 2021 e 2022, além de uma breve contextualização histórica desse tipo de organização no país e do levantamento de um quadro teórico em design para fundamentar as análises elaboradas.
Non-Governmental Organizations in Brazil play a prominent role in promoting citizenship, fighting for the rights of less privileged groups of the population and promoting environmental conservation. As organizations, they need to communicate with their internal members, with each other and with the social environment that surrounds them. Visual communication design, with its ability to design symbolic graphic and textual elements to materialize visual narratives, can influence the way people perceive products, services and brands. Therefore, they can become powerful tools for organizational communication for NGOs, not only to consolidate their institutional image, but also to generate more efficiency, in terms of reaching and engaging the audience, of their projects and social mobilization campaigns. Based on this scenario, this exploratory and qualitative research seeks to investigate NGOs as a field of activity for visual communication design, from the perspectives of design practices and products, and the strategic role that this professional activity has and can have in Non-Governmental Organizations. For this, eight interviews were carried out with NGOs from the cities of Rio de Janeiro and São Paulo, between 2021 and 2022, in addition to a brief historical contextualization of this type of organization in Brazil and the survey of a theoretical framework in design to support the analyzes elaborated.