Empreendedorismo em startups: gestão do design aplicada à inovação
A presente pesquisa tem como objetivo principal a identificação de elementos da gestão do design presentes na ação empreendedorista que contribuam para o surgimento de inovações. São apresentados inicialmente o histórico e a evolução do conceito de empreendedorismo, além das definições relacionadas à inovação empreendedorista e à gestão do design, e da relação entre empreendedorismo, inovação e design. Por meio da técnica de revisão sistemática da literatura descreve-se os 4 aspectos que compõem a ação empreendedorista e os elementos internos e externos que a influenciam. Aprofunda-se no estado da arte referente à gestão do design, registrando seus diferentes papéis nas empresas, descrevendo seu funcionamento em três níveis organizacionais – operacional, tático e estratégico e indicando os cuidados para implementação em pequenas e médias empresas (PMEs), incluindo startups. Levanta-se aspectos socioeconômicos relevantes para o tema em estudo, com foco específico nos tipos de iniciativas inovadoras e em diferentes ambientes nos quais as inovações podem se desenvolver. Por fim descreve-se a técnica de entrevista estruturada, utilizada com o objetivo de conhecer o perfil dos empreendedores de startups brasileiras, de identificar quais elementos da gestão do design estão presentes na ação deles e como esses elementos contribuem para o processo de inovação. Essa técnica é aplicada a três diferentes amostras: empreendedores de startups, especialistas em inovação e professores de design, com pautas específicas para cada público. Os resultados mostram que o perfil de empreendedores de startups entrevistado tem maiores chances de criar um negócio de sucesso do que a população geral de empreendedores; que pequenos negócios precisam ser inovadores e adaptáveis para conseguir criar um modelo de negócio escalável; e que o design e o aprendizado constante podem contribuir, respectivamente, para a inovação e para a adaptabilidade do negócio; para inovação por meio das metodologias de desenvolvimento de novos produtos e de projetos de comunicação visual; e para adaptabilidade por meio do meta-aprendizado para formação de empreendedores. Por fim, a pesquisa propõe definição de empreendedorismo que o posiciona como uma prática de gestão, endereçando a busca pelo entendimento de qual é a relação entre empreendedorismo e gestão.
The main objective of this research is to identify elements of design management present in entrepreneurial action that contribute to the emergence of innovations. It starts presenting the history and evolution of the concept of entrepreneurship, in addition to the definitions related to entrepreneurial innovation and design management, and the relationship between entrepreneurship, innovation and design. Using the technique of literature systematic review, we describe the 4 aspects that make up the entrepreneurial action, and the internal and external elements that influence it. It deepens in the state of the art about design management, registering its different roles in companies, describing how it operates in three different organizational levels – operational, tactical, and strategic – and indicating best practices for implementation in small and medium-sized enterprises (SMEs), including startups. Socioeconomic aspects relevant to the research theme are raised, with a specific focus on the types of innovative initiatives and the different environments in which innovations can develop. Finally, we describe the structured interview technique, used to know the profile of Brazilian startup entrepreneurs, to identify which elements of design management are present in their action and how these elements contribute to the innovation process. This technique is applied to three different samples: startup entrepreneurs, innovation experts and design teachers, with specific guidelines for each audience. The results show that the profile of startup entrepreneurs interviewed is more likely to create a successful business than the general population of entrepreneurs; that small businesses need to be innovative and adaptable to create a scalable business model; and that design and constant learning can contribute to innovation and business adaptability; to innovation through new product development methodologies and visual communication projects; and for adaptability through meta-learning for training entrepreneurs. Finally, the research proposes a definition of entrepreneurship that positions it as a management practice, addressing the understanding the relationship between entrepreneurship and management.