A evolução estética dos desfiles das escolas de samba pela perspectiva preta
A proposta para pesquisa com o título "Olhar do negro sobre a evolução da estética dos desfiles de escola de samba" tem como objetivo analisar a evolução da estética dos desfiles de escola de samba sob a perspectiva de indivíduos negros. A pesquisa se baseia em uma abordagem qualitativa, utilizando entrevistas semiestruturadas com indivíduos ligados ao universo do samba, como carnavalescos, pesquisadores e integrantes de escolas de samba, e a análise de materiais como fotos, vídeos e textos relacionados aos desfiles ao longo dos anos, buscando resgatar o negro como centro da discussão. A pesquisa visa destacar a importância da perspectiva negra para a compreensão da estética dos desfiles, enfatizando a necessidade de valorizar a diversidade cultural brasileira. Ela destaca a importância do samba como um elemento de resistência e afirma que a preservação das raízes afro-brasileiras no samba e nos desfiles é essencial para a construção de uma identidade nacional mais inclusiva e diversa.
The research proposal entitled "The black man's view of the evolution of the aesthetics of samba school parades" aims to analyze the evolution of the aesthetics of samba school parades from the perspective of black individuals. The research is based on a qualitative approach, using semi-structured interviews with individuals linked to the samba universe, such as carnavalescos, researchers and members of samba schools, and the analysis of materials such as photos, videos and texts related to the parades over the years, seeking to bring black people back to the center of the discussion. The research aims to highlight the importance of the black perspective in understanding the aesthetics of the parades, emphasizing the need to value Brazilian cultural diversity. It highlights the importance of samba as an element of resistance and affirms that preserving Afro-Brazilian roots in samba and parades is essential for building a more inclusive and diverse national identity.