A RESPONSABILIDADE NO DESIGN: Uma análise dos padrões enganosos em soluções digitais de marketplace de saúde
As soluções digitais utilizam as melhores práticas de design persuasivo para proporcionar uma boa experiência ao usuário. No entanto, técnicas de design de padrões enganosos, que usam princípios comportamentais para induzir ações e gerar lucro, têm se tornado comuns. Este trabalho investiga os padrões enganosos, que priorizam os interesses comerciais em detrimento da experiência confiável para o usuário. Através de entrevistas com designers, são analisadas as perspectivas técnicas por trás desses padrões e é apresentada uma reflexão sobre a responsabilidade social do designer na influência e criação de produtos digitais éticos e transparentes.
Digital solutions utilize persuasive design best practices to provide a good user experience. However, deceptive design pattern techniques, which use behavioral principles to induce actions and generate profit, have become common. This paper investigates deceptive patterns, which prioritize commercial interests at the expense of a reliable user experience. Through interviews with designers, the technical perspectives behind these patterns are analyzed, and a reflection on the designer's social responsibility in influencing and creating ethical and transparent digital products is presented.