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PPDESDI Mestrado

O Design no processo de aprendizagem de Artes na Educação Básica

Resumo

O presente trabalho reflete as trajetórias acadêmica, profissional e pessoal que venho construindo, em que permeiam as áreas da educação e a da criatividade, em especial o Design. Desse modo, relaciona-se ao percurso de construção da minha prática pedagógica para o ensino-aprendizagem de Artes, tendo como recorte o Centro Educacional de Maricá Joana Benedicta Rangel, uma das escolas em que lecionei durante o estudo. Assim, em um cenário de desafios, prazeres e descobertas, trata-se de uma pesquisa exploratória, que tem como enfoque metodológico a pesquisa-intervenção, orientada pelo método cartográfico, assumindo as interferências entre sujeito e objeto pesquisado. Tem portanto, como objetivo primário, acompanhar e vivenciar os processos de integração entre Design e o ensino-aprendizagem de Artes, em uma escola pública da cidade de Maricá, tomando esta comunidade escolar como um público parceiro de projeto de design, estabelecendo relações entre design, artes e o Paradigma da Comunicação (Pacheco, 2019), buscando possibilidades de ressignificar este componente curricular nesse contexto escolar. Para desvendá-lo, inicio com uma análise a partir de pesquisa de campo, com base em documentos, questionários e entrevistas, que me levaram a identificar os principais pontos de interesse em investimentos da prefeitura em educação, os maiores anseios das alunas e alunos e os objetivos das professoras e professores de Artes. Em seguida, fundamentada em uma revisão assistemática de literatura, busco possíveis relações entre artes e design, compreendendo-os como processos. Posteriormente, apresento um panorama sobre a Arte e sobre o Design na Educação Básica, bem como as quatro abordagens que embasam este trabalho: Abordagem Triangular (Barbosa et al., 2010), Aprender Projetando (Martins, 2022), Aprendizagem Inventiva (Kastrup, 2005), e Aprender em Comunidade (Pacheco, 2019). Estes, em geral, se conectam dentre outras coisas, pela proposta de promover uma aprendizagem ativa, por meio das relações, além da construção da autonomia e da subjetividade. Reunindo as principais descobertas, apresento um desenho de uma proposta pedagógica, vivenciada com duas turmas de sexto ano do Ensino Fundamental. Analisando a experiência, foi possível perceber a presença de diversos aspectos das quatro abordagens, consistindo em uma reunião frutífera para a construção de competências e de conhecimentos, e para o desenvolvimento de habilidades e de valores importantes para a formação integral do indivíduo, apesar de algumas implicações. Estas, por sua vez, provocaram reflexões com vistas à novas possibilidades.

Resumo (Inglês)

The present work reflects the academic, professional, and personal trajectories I have been building, which intersect the areas of education and creativity, especially Design. Thus, it relates to the development of my pedagogical practice for teaching and learning Arts, with a focus on the Joana Benedicta Rangel Educational Center in Maricá, one of the schools where I taught during my studies. Therefore, in a scenario of challenges, pleasures, and discoveries, it is an exploratory research that has as its methodological approach the intervention research, guided by the cartographic method, assuming the interferences between subject and researched object. Its primary objective is to accompany and experience the processes of integration between Design and the teaching-learning of Arts, in a public school in the city of Maricá, taking this school community as a partner audience for a design project, establishing relationships between design, arts, and the Communication Paradigm (Pacheco, 2019), seeking possibilities to redefine this curricular component in this school context. To unravel it, I start with an analysis based on field research, using documents, questionnaires, and interviews, which led me to identify the main points of interest in municipal investments in education, the greatest aspirations of students, and the objectives of Arts teachers. Then, based on an unsystematic literature review, I seek possible relationships between arts and design, understanding them as processes. Subsequently, I present an overview of Art and Design in Basic Education, as well as the four approaches that underpin this work: the Triangular Approach (Barbosa et al., 2010), Learning by Design (Martins, 2022), Inventive Learning (Kastrup, 2005), and Learning in Community (Pacheco, 2019). These, in general, connect, among other things, through the proposal to promote active learning, through relationships, in addition to building autonomy and subjectivity. Bringing together the main findings, I present a pedagogical proposal experienced with two sixth-grade classes in Elementary School. Analyzing the experience, it was possible to perceive the presence of various aspects of the four approaches, resulting in a fruitful collaboration for the development of competencies, knowledge, skills, and values important for the integral formation of the individual, despite some implications. These, in turn, prompted reflections towards new possibilities.