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Projetos

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a-z crono
PPDESDI Mestrado

Formação e Perfil dos Coordenadores de Curso de Ensino Superior em Design

Nos últimos 20 anos, houve um aumento do número de universidades no País e, consequentemente, um aumento da concorrência, tornando a gestão de uma instituição tarefa mais complexa do que o habitual. Atualmente, o pensamento empreendedor e a capacidade de colocá-lo em prática e gerir os setores de uma empresa representa um importante diferencial competitivo, mas também um desafio. As Instituições de Ensino (IES) estão mudando a sua linha de ação sobre o mercado em que estão insertas e se posicionando dentro do modelo de negócios de prestação de serviços. A constante atualização do campo gera novos hábitos, tradições e comportamentos. O objetivo desta pesquisa é o de investigar em que medida a formação do coordenador do curso de Design pode contribuir para a melhoria do desempenho desse curso. Na maioria dos casos, as instituições de ensino no Brasil lança o professor com titulação ou com grande experiência na área acadêmica ou pesquisa a função de gestor de cursos. Essa é a tradição das instituições em relação aos líderes que irão coordenar os cursos. Esse docente encontra dificuldade no gerenciamento efetivo dos cursos, devido ao desconhecimento de certas técnicas de gestão que o auxiliariam no melhor desempenho da IES. A gestão traz algumas possibilidades para a instituição, entre elas, o fato de permitir reconhecer ameaças e oportunidades, transformando informações em conhecimento com valor agregado aos processos. Neste estudo, o campo a ser investigado é o de coordenador de curso de graduação em Design para, possivelmente, aplicarmos parâmetros e modelos de Gestão adequados à melhoria incremental destes cursos.

23 set 2016
Fernanda Rebelo Guimarães Cereja
Graduação Design

Forma e função de ambientes naturais e artificiais: deslizador náutico

Tese (hoje TCC) para obtenção de diplomação de Desenho Industrial da Escola Superior de Desenho Industrial versa em projetar um deslizador náutico que se destina ao uso em regiões pantanosas, águas rasas.

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1970
Uwe Peter Kohnen
PPDESDI Doutorado

Fora de série: valorização dos excessos de produção nas porcelanas Vista Alegre

O trabalho tem como objeto a utilização dos refugos de impressão das decorações de porcelana da bicentenária fábrica Vista Alegre, em Portugal, para desenvolver um método de produção inédito de peças originais de porcelana. O autor levanta questões de pensamento crítico sobre o processo criativo em design, as práticas artesanais inseridas na indústria, os limites conceituais e práticos entre unicidade e serialidade e sobre estratégias de trabalho colaborativo ao narrar as atividades no chão de fábrica para a criação de uma série limitada de peças que comprovam a viabilidade do método inventado.

06 abr 2021
Eliezer Nogueira do Nascimento Junior
Graduação Design

Fluxus- mobilidade inteligente

O projeto “Fluxus” tem como objetivo melhorar a acessibilidade e experiência de usuários do serviço municipal de ônibus no Rio de Janeiro, através de um ponto de ônibus digital com disponibilização de informações usufruindo de dispositivos tecnológicos como telas táteis e com reconhecimento de voz e sensores de GPS para ajudar os usuários a tomarem decisões e planejarem melhor suas viagens tornando-as mais seguras e eficientes. Foi utilizada a pesquisa etnográfica, exercida através da combinação de duas estratégias de abordagem: uma rápida e exploratória e a outra em profundidade, a primeira com uma visão mais ampla.

2010
Diego Azevedo Sá Brito
PPDESDI Mestrado

Florescer nas frestas: continuidades entre agroecologia e design

O design, enquanto campo de produção de conhecimento e materialidade, contribuiu de muitas formas para um estado de colapso ambiental em âmbito global que ameaça as possibilidades de futuro da humanidade. Por outro lado, estando aberto para ser reformulado, este também pode assumir o papel de colaborador em processos de regeneração de habitabilidades locais, sendo redirecionado no sentido de uma prática mais sensível e cuidadosa para com a manutenção da vida. O que se propõe com essa pesquisa é buscar entender os possíveis entrelaçamentos entre agroecologia e design enquanto habilidade de resposta a tal conjuntura de crise sistêmica. Para isso, a partir do campo do Design Anthropology, foram investigadas as dinâmicas de associações multiespécies em sistemas agroflorestais no contexto do assentamento da reforma agrária do MST Mário Lago, na cidade de Ribeirão Preto - SP. Tecendo diálogos entre design, ecologia e antropologia, procurou-se vislumbrar a colaboração entre humanos e não humanos, a fim de compreender as potencialidades desses atravessamentos na reinvencão do campo do design no sentido do cuidado da vida. Observando como formas de vida florescem e se atravessam em meio às ruínas do Antropoceno, o design se torna uma ótica de investigação assim como um aprendiz dessas relações multiespecíficas que, aliado à agroecologia, pode contribuir no processo regenerativo de habitabilidades que simultaneamente produzem de comida, biodiversidade, florestas e culturas.

28 abr 2023
Giulia Cezini Bulhões Cahét
PPDESDI Mestrado

Festa, espaço e encontro: táticas de insistência em meio à turbulência de uma pandemia

Partindo da pergunta "O que acontece com a roda quando não pode fazer roda?", o estudo é uma investigação sobre adaptações realizadas por coletivos no sentido de garantir que festas e festejos populares se mantivessem ativos durante e após a pandemia de Covid-19. Percebeu-se nestas adaptações – as quais ultrapassam o contexto pandêmico – foco especial no engajamento dos sujeitos em garantir a sobrevivência das pessoas a partir de redes de apoio, em criar espaços de encontro e em manter a continuidade da tradição para as novas gerações. Através dessa análise, a pesquisa faz uma leitura de um design-verbo que atravessa a vida cotidiana e o território, em um processo de elaboração contínua do presente, em alternativa à concepção do termo atrelado ao projeto e ao planejamento de uma condição futura. Sugeriu-se, assim, que indivíduos e coletivos desenham continuamente formas de insistir e de garantir a viabilidade da vida em contextos de precariedade e emergência e que festas e festejos participam do desenho da cidade, material ou imaterialmente.

Mariana Alves Monteiro
Design

Festa dos Calouros 2016

Kyle Tah Theh Kuo
Graduação Design

Feiras livres : sua importância para os grandes núcleos urbanos

Tese (hoje TCC) da diplomação na Escola Superior de Desenho Industrial (1976). Este TCC examina a persistência das feiras livres nas cidades, apesar das críticas sobre sua inadequação em áreas urbanas desenvolvidas. Problemas como sujeira e interrupção do tráfego são frequentemente mencionados, mas as feiras continuam devido à insuficiência do sistema de abastecimento urbano para atender à demanda de alimentos. A pesquisa histórica revelou que as feiras surgiram na Idade Média por necessidades comerciais e, no Brasil, foram estabelecidas em resposta a condições locais. A análise das feiras no Rio de Janeiro destacou sua importância para a distribuição de alimentos, especialmente para os de baixa renda, e indicou a necessidade de reformulação para resolver problemas funcionais, sem oferecer uma solução definitiva. A pesquisa também incluiu uma análise do comércio de pescado para fornecer diretrizes adicionais.

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1976
Silvia Maria Gerhardt
Graduação Design

Fechadura. Cofre de parede.

Tese (hoje TCC) para diplomação em Desenho Industrial da Escola Superior de Desenho Industrial (1966) que versa sobre os diferentes modelos de fechaduras e seus avanços ao longo da história. Aborda questões relacionadas aos design de produto e o privilégio da função em relação a estética.

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1966
Sylvia Silva Granville
Graduação Design

Fatores de perturbação no desenvolvimento de programas de identidade visual

O presente trabalho aborda, em sua parte teórica, os fatores que perturbam o desenvolvimento de programas de identidade visual. O autor explora o desenvolvimento da noção de identidade visual empresarial no Brasil, especialmente a partir da década de 1960. Ele destaca a problemática de que, naquela época, os empresários brasileiros ainda não reconheciam a importância de investir em designers para a criação de uma identidade visual para suas empresas. Esses empresários não viam os benefícios econômicos de uma identidade visual bem desenvolvida. Além disso, o autor menciona que o design era uma profissão recente no Brasil e os designers careciam de conhecimentos técnicos suficientes para resolver esses problemas de maneira eficaz. Como solução, o autor propõe a criação de um manual de identidade visual. Esse manual conteria um conjunto de normas visuais e verbais que especificariam layouts, cores, tipografia, entre outros elementos, para orientar a criação de uma identidade visual coesa e eficaz. Na parte prática do trabalho, o autor apresenta o projeto de um expositor itinerante para mostras numismáticas. Esse projeto foi desenvolvido com base em uma pesquisa realizada em colaboração com a assessoria técnica da gerência do meio circulante e com o Museu de Valores do Banco Central do Brasil.

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1972
Joaquim Magalhães Barata de Moura
Graduação Design

Fandom, design e memória: Utilizando o design de UX para construir uma plataforma colaborativa de acervo de teatro musical no Brasil

O presente projeto tem como objetivo estruturar o desenvolvimento de uma plataforma colaborativa de catálogo e review focada em teatro musical, por acreditar que a falta de centralização de informações sobre essa área tão importante do mercado cultural brasileiro, que só em São Paulo movimentou mais de R$ 1 bilhão em 2018 (“IMPACTO ECONÔMICO TEATRO MUSICAL”, [s.d.]), causa problemas não só para fins de estudo na posteridade, mas também para a experiência de um fã ou espectador. A fim de conhecer bem o mercado de fãs casuais e adoradores, conduzi um formulário que foi divulgado no grupo “Broadway Meme Fórum” no Facebook, do qual faço parte como moderadora, desenvolvi quatro arquétipos ("personas") a fim de conduzir entrevistas com profissionais na área, produtores, comunicadores, atores e fãs. Para isso, foram utilizadas ferramentas como formulário de pesquisa de usuário para mapear o público interessado no artefato e estudos de usabilidade e arquitetura de dados de plataformas semelhantes para desenvolver o esqueleto do artefato. O resultado do projeto é um aplicativo que encontra-se com prototipação concluída, telas prontas para desenvolvimento web em mockup, e como desdobramentos futuros a viabilização real e lançamento.

2023
Clara Brandão Gomes de Sousa
Graduação Design

FACILEITOR: Um projeto de design de experiência para melhorar a facilidade de leitura

2021
Amanda Carvalho Monteiro
Graduação Design

Extintor de incêndio

Tese (hoje TCC) da diplomação na Escola Superior de Desenho Industrial (1975). Este TCC tem ênfase em Desenho Industrial, com o projeto de um Extintor de Incêndio. Conta com uma contextualização e um levantamento de dados sobre a importância do uso desse artefato para combate ao fogo. Também é possível ver uma extensa análise sobre as características físicas e legais do extintor.

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1976
Joyce de Leão Castro Sholl
Graduação Design

Exposições Culturais: um conjunto de elementos necessários para projetos expositivos

Este relatório tem como objetivo desenvolver a pesquisa sobre a relação presente entre o ambiente exposi vo e o visitante. O projeto descreve elementos fundamentais às exposições e analisa como seus aspectos técnicos podem influenciar a função de democratizar a cultura, no seu sentido mais amplo. Pretende ainda, questionar sua importância para o desenvolvimento do indivíduo e será fisicamente verificado no cenário de algumas instituições culturais cariocas. O cerne do trabalho se desenvolverá guiado por uma junção temática de suas palavras chave: exposição, cultural, e atraente.

2020
Thaise Cardoso de Oliveira
PPDESDI Mestrado

Experiências de uma andarilha: Imersões e colaborações em meio às práticas de design anthropology

PPDESDI Mestrado

Experiência e visualidade do fonograma. Da audição analógica à digital

Através de uma análise histórica, a pesquisa se propõe a investigar o papel da visualidade nas transformações da experiência de consumo de música impostas pela evolução tecnológica. Se o surgimento do fonógrafo confere potencialidades inéditas à escuta, a ausência da performance determina a perda da visualidade como complemento à audição musical. O processo evolutivo da embalagem do fonograma fez surgir um conceito de projeto que se transfigurou como alternativa à privação dessa visualidade, graças à criação de um layout específico para aquele conteúdo musical. Com o advento do fonograma imaterial e sua transmissão em streaming, nota-se mais uma importante mudança nos processos de consumo de música, alterando as funções da visualidade e, por extensão, do designer na geração de soluções criativas para a mediação da escuta fonográfica.

08 mai 2019
Rafael Ortman
PPDESDI Doutorado

Experiência do usuário: a jornada de designers nos processos de gestão de suas empresas de pequeno porte com utilização de sistema fantasiado em eco-sistema de interação cross-channel

A presente tese exibe conceitos de Experiência do Usuário (UX) e Arquitetura de Informação Pervasiva em sua relação evolutiva com avanços tecnológicos e de interação humano-tecnologia-informação para a compreensão da jornada do usuário em dinâmicas interativas cross-channel. Para tanto, a pesquisa expõe a preparação e execução da técnica Delphi com especialistas em tecnologia e HCI para construção de cenário tecnológico interativo futuro e análise de suas repercussões no ecossistema de processos de gestão.

A partir de fundamentos de gestão integrada (portfolio, projeto e financeiro) e gestão do design, a pesquisa investiga os processos de gestão de designers em suas empresas, bem como seus modelos mentais, suas affordances e suas expectativas de interação com sistemas de gestão em cenário cross-channel. Reapresenta-se a técnica Fantasia Guiada como meio de compreensão e mapeamento da jornada da Experiência do Usuário em um sistema fantasiado de acordo com as necessidades e processos de designers em suas estratégias de gestão.

A tese desenvolve nove princípios heurísticos de Experiência do Usuário em cenários cross-channel, explicita conceituação da jornada única do usuário em ecossistemas dinâmicos de interação e apresenta a jornada de designers em seus processos de gestão.

27 out 2016
Adriano Bernardo Renzi
PPDESDI Doutorado

Experiência arquitetônica ilustrada: possibilidades de representação gráfica de intenções projetuais de caráter intangível

Uma vez descrita a inquietação que deu origem ao presente projeto, pode-se determinar como objetivo geral de pesquisa investigar como representar graficamente intenções projetuais de ordem emocional e psicológica, buscando desenvolver novos métodos e estratégias para a comunicação visual desses elementos intangíveis no processo de projeto de arquitetura. Como objetivos específicos, aqueles que serão gradativamente atingidos ao longo da pesquisa, podemos citar (a) revisar a literatura acadêmica sobre arquitetura emocional, psicologia ambiental e representação gráfica na arquitetura, de forma a conhecer o que já foi produzido sobre o tema; (b) realizar uma análise crítica da representação gráfica de projetos arquitetônicos existentes que foram bem-sucedidas em expressar elementos intangíveis de ordem emocional e psicológica, afim de conhecer estratégias já consolidadas; (c) conduzir uma pesquisa empírica com estudantes de arquitetura para explorar suas percepções e abordagens ao representar intenções emocionais e psicológicas em seus projetos, com forma de propor novas formas de representação ainda não exploradas.

Nathalia Lia
PPDESDI Mestrado

Exibição de Propaganda Personalizada com o uso de Realidade Aumentada

É apresentado como problema atual na área de Publicidade e Propaganda a exibição de conteúdo personalizado para nichos específicos. A propaganda acaba se concentrando nos produtos de maior sucesso, tendo como foco alguns públicos-alvo previamente determinados. Assim, o estudo pretende avaliar um novo canal para exibição de propaganda em nível individual, através das perspectivas da Cauda Longa e da Realidade Aumentada (R.A.). O ponto principal desse trabalho é, portanto, mostrar a quantidade de nichos existentes e sugerir uma personalização da propaganda a um nível praticamente individual, como uma ligação direta entre produto e consumidor, usando como suporte tecnológico a R.A. A partir da análise de trabalhos de Romero Tori, Paul Milgram, Ronald Azuma, Cláudio Kirner, Robson Siscouto, Lúcia Santaella, entre outros autores, foi feita uma avaliação dos principais pontos de interesse da tecnologia de Realidade Aumentada para profissionais da área do Design. Discorrendo não só sobre suas características como também identificando problemas e questionamentos atuais, tanto para esses profissionais como para o consumidor final. A tese se enquadra na linha de pesquisa de Design e Tecnologia ao passo que os profissionais desta área de conhecimento são responsáveis diretos por pensar as formas de interação de modo que sejam mais orgânicas e intuitivas para os usuários. Existe muito trabalho a ser realizado, no tocante à Ergonomia e Usabilidade, nas soluções que usam a Realidade Aumentada, principalmente na forma como se dá a sobreposição da informação digital ao ambiente real capturado pela câmera e sua manipulação pelo indivíduo.

23 set 2013
Rafael Brandão Taveira
Graduação Design

Eu, eu Mesmo e o Diabetes

No presente projeto, o tema diabetes infantojuvenil é tratado sob um ponto de vista que, para muitos, pode causar certo estranhamento: o do design. A partir de uma abordagem pautada na soma de perspectivas diversas e complementares (a dos jovens portadores do diabetes, a dos seus familiares, a dos profissionais de saúde e a do designer), foi possível mapear o cenário do diabetes na adolescência e identificar pontos críticos e oportunidades de atuação.

O estudo resultou em um kit de imersão no cenário do diabetes infantojuvenil - conjunto de peças que proporciona um mergulho nesse universo e oferece diretrizes para a realização de projetos relacionados ao assunto. Através do material, busca-se alimentar o desenvolvimento de novos projetos, em especial aqueles que impactam positivamente na vida das pessoas.

2013
Juliana Paolucci
Graduação Design

Eu também sou reciclável: um sistema para lidar com o lixo eletrônico.

Este projeto trata da sensibilização do cidadão do Rio de Janeiro sobre o problema do lixo eletrônico, que é altamente contaminante e rico, por meio de um sistema de serviços que se articulam. Através de uma campanha, uma intervenção em estabelecimentos comerciais de grande circulação, como os mercados, um concurso, uma gincana, um evento e um sistema de coleta. O projeto incentiva o o consumidor a pensar quanto a compra, uso e descarte de lixo eletrônico.

2012
Tatiana Santos Vieira
Graduação Design

Etiqueta

O projeto “etiqueta” elaborado pela autora Claudia Pereira Pinto Samico trate-se de uma biblioteca digital online sobre Design da Experiência do usuário, arquitetura de informação e áreas correlacionadas, nessa plataforma os conteúdos estarão dispostos por categorias, o projeto visa atender a necessidade de estudo dos profissionais que estão migrando da área ou aqueles que já possuem experiência mas pretendem se aprofundar em conteúdos específicos dentro da disciplina.

2015
Cláudia Pereira Pinto Samico
Graduação Design

Estudos e análises ergonômicos em ferramenta agrícola

Baseado no tema “design do silêncio”, texto escrito pelo designer e professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Pedro Luiz Pereira de Souza, o presente tópico uniu-se a uma questão social de uma pequena parcela da população brasileira que, cada vez mais, perde espaço no campo devido a mecanização deste. Estas pequenas famílias que produzem a maioria dos alimentos que abastece o mercado nacional transmitem o silêncio nas expressões, nos olhares, nas deformidades dos corpos e mãos, tornam-se imperceptíveis pela tecnologia e pela biotecnologia em prol do capital. As críticas severas a grupos que são acusados de associação a vandalismo e oportunistas, como MST, têm colocado a sociedade contra o movimento. Essas críticas são motivadas por informações disseminadas pelos meios de comunicação subsidiados por pequenas oligarquias rurais. Através desse diagnóstico crítico ao modelo monocultor que o país vem adotando como peça central da economia e com a expulsão silenciosa dos trabalhadores rurais foi circunstância para o início de projetar algo para campo.

2014
Wallace J. de Souza
PPDESDI Doutorado

Estudo interdisciplinar da Cultura Material, com foco no trançado indígena, para construir bases para o ensino de Design e contribuir para a preservação da cultura material.

Camila Carol de Albuquerque Oliveira
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