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PPDESDI Doutorado

Embasando Didáticas para o ensino de Design em Cursos Profissionalizantes do IFRO

O ensino de Design tem se mostrado essencial no desenvolvimento de competências criativas e tecnológicas para diversos setores no século XXI. No entanto, a integração de tecnologias no ensino de Design em cursos profissionalizante do Instituto Federal de Rondônia, ainda enfrenta barreiras, como a desigualdade de acesso e a falta de metodologias adequadas, além de desafios educacionais como dificuldades de aprendizagem que resultam em baixa qualidade em produções gráficas. Nesse sentido, após o trabalho de atualização didática, nos semestres letivos posteriores, os resultados ainda demonstravam pouco entendimento relacionado ao processo de criação de peças gráficas. Baseado nesse contexto, foi possível direcionar o trabalho docente não apenas na aprendizagem alicerçada na operacionalidade de cursos profissionalizantes, que pouco auxilia na compreensão de processos criativos e projetuais em Design, mas no desenvolvimento de um método de ensino potencializador do Design, como atividade criativa. O objetivo principal deste trabalho consiste em analisar como as tecnologias educacionais podem contribuir para o engajamento dos estudantes de cursos profissionalizantes da área de Design, conectando os conhecimentos prévios com conhecimentos de conteúdos de Design. Os objetivos secundários são: (i) Investiga o estado da arte sobre o ensino de Design; (ii) Desenvolver soluções educacionais; (iii) Analisar o impacto dessas tecnologias no engajamento discente; (iv) Avaliar a eficácia das tecnologias no processo de ensino e na aprendizagem. A partir das observações feitas nas experiências em sala de aula, identificou-se a necessidade de uma intervenção pedagógica para analisar possíveis fatores que afetam o desempenho dos alunos. Como ponto de partida deste trabalho foi adotada a metodologia da pesquisa-ação, visando à realização de um curso profissionalizante de curta duração e aplicação de tecnologias educacionais para investigar a potencialidade das mesmas e se aumentam significativamente o engajamento dos estudantes. No Capítulo I, trataremos de fundamentos pedagógicos, didática, fundamentos de design instrucional, tecnologias educacionais e tecnologias emergentes. No Capítulo II, enfoca-se aspectos do estado da arte do ensino de Design em distintos níveis de ensino, bem como as didáticas, aprendizagens, tecnologias educacionais usadas e resultados alcançados. No Capítulo III, está disposto do Design Instrucional da proposta de curso profissionalizante, bem como planos de ensino e desenvolimento de tecnologias educacionais. O capitulo IV, corresponderá com a pesquia-ação deste trabalho, a culminância do curso profissionalizante em Design.

Joyce Lara Araújo da Fonseca Garcez

Ementa - Programa de Educação Continuada em Design - Design para negócios inovadores.pdf

Emil Wainstock

Emilia Teles da Silva

Emílio Rangel Carneiro

Emmanoel Martins Ferreira

Emmanuel Bellard

emotional bonds

empatia

Empoderamento feminino: reflexões e ações

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28 out 2016

empreendedorismo

Empregabilidade

Empresas

Emylio Teles Menacker Salgueiro

Enade

Esdi tira nota máxima no ENADE

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ENADE

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17 mar 2017

encontra dentista.jpg

Arquitetura e Urbanismo

Encontro de boas vindas aos alunos do curso de arquitetura e urbanismo da Esdi (Campus Petrópolis)

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11 ago 2017

Encontro Internacional Cuidado como método #2

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29 set 2017
Projeto de PesquisaDesign, culture and visuality

Encountering colour: Brazil's first playful colour prints (1880-1945)

This research aims to investigate the transition in colour printing techniques between manual interpretation and photomechanics. To illustrate this, we will look at the first colour prints produced in the country between 1880 and 1945, in particular the playful prints in the collection of the National Library Foundation. We will consider prints produced for the purpose of entertainment and amusement. In this context, we will look at colourful prints illustrating Brazil's fledgling children's literature, toys and games (aimed at both children and adults). The use of colour has an attractive differential for this type of graphic piece, and is essential as a strategy for persuasion and interest. The historical recovery aims to locate, identify and technically describe this type of print, promoting interest in Brazilian graphic memory and the visibility of seductive pieces from the BN's collection.

Helena de Barros

Eneida de Oliveira

energia

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