
educação projetual

educação pública

Educação, Favela e Design
Educação, Favela e Design é uma experiência de pesquisa sobre educação no ensino médio com foco em alunos moradores de favelas no Rio de Janeiro. Com a utilização do Design Thinking e suas ferramentas, o objetivo é melhorar o debate sobre o ensino entre seus principais atores, o aluno, seus responsáveis, os professores e a comunidade do entorno da escola, proporcionando um exercício maior da comunicação visual e a melhoria dos processos de aprendizagem com o estímulo do pensamento projetual.

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Educativo do MCB abre mostra com obras de residentes em parceria com o CIAM

EdUERJ
A EdUERJ foi criada em maio de 1994 e, desde então, tem como principais objetivos a promoção, a coordenação e a regulamentação das atividades editoriais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Hoje, decorridas mais de três décadas, ultrapassou largamente essa proposta inicial, consolidando-se como um agente privilegiado da divulgação do conhecimento por meio de uma elevada qualidade editorial, garantindo com isso o respeito da comunidade acadêmica e do público em geral. Tornou-se, assim, um instrumento fundamental tanto para fomentar o debate crítico, quanto para estimular a publicação da produção científica e intelectual da instituição a que pertence e de outros estabelecimentos de ensino superior e pesquisa.
O resultado desse empenho lhe rendeu seis prêmios e cerca de 600 títulos publicados que abrangem campos do conhecimento variados e que têm em comum o cuidado com a linguagem e o esmero gráfico. As coleções também fazem parte desse catálogo ao todo são dez coleções como Ciranda da Poesia, Clássicos da Ciência, Coleção Brasil-Itália, Coleção Sociedade e Política, Geografia Cultural, Coleção Comenius, Matrizes do Saber Contemporâneo, Pensamento Contemporâneo, Pesquisa em Educação e Sexualidade, Gênero e Sociedade.
Recentemente, assumiu a administração do Portal de Publicações Eletrônicas da UERJ que reúne as revistas científicas online. São 83 publicações que passaram a ter o selo EdUERJ na sua condução de políticas editoriais e de pesquisa para o ingresso e permanência no portal.

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efeitos visuais

efêmeros

Eficiência Energética

Egossistema: o paradoxo do fim do mundo um convite a filosofias particulares
Este projeto busca entender o exercício da filosofia em nosso cotidiano. Tendo como objetivo criar um convite ao meu labirinto filosófico particular, este processo de auto conhecimento e auto exposição teve como resultado um fanzine no qual narro uma reflexão filosófica particular.

Egresso do PPDESDI vence Prêmio CAPES de Tese 2025
Tarcísio Bezerra Martins Filho, doutor pelo PPDESDI, venceu o Prêmio CAPES de Tese 2025 na área de Arquitetura, Urbanismo e Design.

El diseño en la obra de Enrique Dussel
Neste trabalho, buscamos partilhar reflexões com aqueles que têm refletido o design baseado em cosmovisões e saberes múltiplos, desde a América Latina. Compartilhamos com eles questões como: é possível ‘reorientar’ o design para a superação das crises ecológicas e sociais? É possível projetar desde outros marcos interpretativos e experiências de mundo diversas? Esses questionamentos se somam a de pesquisadores e praticantes de design que têm refletido sobre as consequências das práticas da disciplina e buscado novos modelos de atuação para ela (DUNNE, RABBY, 2013; MALPASS, 2013), como o design para transição (IRWIN et al., 2015), design justice (COSTANZA-CHOCK, 2020), os enfoques ontológicos do design (WINOGRAD e FLORES, 1989; FRY, 2013; ESCOBAR, 2016), dentre outros. No contexto latino-americano, a busca por novos paradigmas de atuação da disciplina tem sido realizada (dentre outros) com o suporte dos estudos decoloniais, que propõem revisões da constituição histórica da modernidade no continente (QUINTERO et al., 2019), por meio da reflexão continuada sobre a realidade cultural e política latino-americana (ESCOBAR, 2005). As interfaces entre os estudos decoloniais e o campo do design têm crescido nos últimos anos, atraindo interesses de ambos os lados (AKAMA et al., 2019). O resultado disso é um conjunto heterogêneo de reflexões que apontam para deslocamentos e novas formulações sobre o campo. Buscamos, nesta dissertação, ampliar esta interface, por meio da sistematização e discussão do tema na obra de Enrique Dussel. O filósofo argentino-mexicano, que é uma peça-chave do denominado giro decolonial (decolonial turn), produziu, entre as décadas de 70 e 90, profícuas reflexões quanto à disciplina ‒ que abrange desde os seus fundamentos filosóficos e se estende às discussões quanto a uma política latino-americana para a disciplina. Apesar da riqueza de suas contribuições, elas permanecem relativamente desconhecidas do público em geral e, em particular, pelo nosso campo. Com isso, oferecemos um conjunto de elementos teóricos e conceituais que auxiliam os pesquisadores e interessados em design a localizá-lo no horizonte dos estudos decoloniais. De outro modo, esperamos traçar, um panorama geral das contribuições do pensamento crítico latino-americano que auxiliem o design a se configurar como instrumento crítico nos quadros disciplinares, científicos e sociais contemporâneos.

Elaboração Textual

Elaine Gonçalves Rodrigues

Elaine Rodrigues

Elayne Maria Fonseca Nunes Fernandes

Electrolux Design Lab

Eleição da nova chapa da Associação de professores, ex-alunos e amigos da Esdi - AexDI

Elementos de projeto de serviços

Elena Georgina Tomás Salles
