--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5

9628 itens encontrados
a-z crono
Graduação Design

Taxímetro

Tese (hoje TCC) para diplomação de Desenho Industrial da Escola Superior de Desenho Industrial (1974) investiga a história do taxímetro no mundo e no Brasil, tendo como objetivo do projeto o redesenho de um.

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1974
Joana Edvige Bielchowsky
PPDESDI Mestrado

Taxonomia de objetivos educacionais para a universalização do Desenho no ensino básico brasileiro

O Desenho existe como disciplina da educação básica no Brasil desde o fim do Segundo Reinado e tem sua importância reconhecida por profissionais e pesquisadores da educação e de áreas correlatas. Apesar disso, os objetivos educacionais pertinentes a essa disciplina oscilaram com as correntes educacionais e os interesses políticos, culminando em momentos de ausência no currículo formal. O ensino do Desenho no Brasil perdura ainda apenas em seletas escolas, públicas ou particulares, para as quais o acesso e a permanência estão condicionados a rigorosos processos seletivos ou altos custos financeiros, fora do alcance da maior parte da população brasileira. Por sua experiência docente na disciplina, a autora deste trabalho identifica a relevância do ensino do Desenho para a formação do indivíduo, para a sua futura formação profissional e para a valorização social do conhecimento sobre a produção da cultura material. Tal conjectura se fortalece pelo aumento no número de iniciativas pedagógicas não-formais que se baseiam na transcrição, para a realidade, de modelos que existem apenas como ideias, por meio da representação da forma. Esses projetos tentam, indiretamente, suprir a lacuna deixada pela perda de representatividade do ensino de Desenho na educação formal. A dissertação apresenta uma revisão dos conteúdos, objetivos e competências da educação gráfica brasileira nos níveis Fundamental e Médio. Com base nessa revisão, se apresenta uma proposta curricular orientada pelas etapas de desenvolvimento previstas na Taxonomia de Bloom. Complementarmente, uma agenda de discussão sobre a universalização do Desenho na educação brasileira é sugerida. Pretende-se pautar o diálogo entre educadores e sociedade civil a respeito da formalização do desenvolvimento de habilidades e competências em expressão gráfica, a fim de torná-las acessíveis a todos os brasileiros.

17 fev 2017
Cristina Jardim Batista

TCC Eduardo Eugênio - Caminhos da Indústria de Anime

TCC KYLE KUO.pdf

TCC_2023.1_ESDI_UERJ_Felipe_Loureiro_Santos

TCC_Relatorio_-_Guilherme_da_Conceicao_Wuthrich.pdf

teatro

teatro musical

teatro musical

Teatro SESI Centro

Grupo de PesquisaDesign, politics and subjectivation

Technicalities and sensitivities

The research group aims to investigate and discuss the ways in which subjectivity is produced in the field of Design, in dialog with other areas of knowledge. The research seeks to explore the multiple possibilities of perception and action in the contemporary world, structured by information and communication technologies. One of the group's areas of study focuses on how perceptions and sensitivities regarding the use of digital technologies are somehow representative in the context of design teaching. Other research addresses issues such as surveillance capitalism and data colonialism, which are crossed by neoliberal logic. We are also investigating the idea of emancipatory education, digital activism and the free software movement. The group is interested in the study of the philosophy of technology and is currently studying the book Technodiversity by the philosopher Yuk Hui, who advocates a multiplicity of cosmotechniques.

Barbara Necyk
Projeto de PesquisaDesign, politics and subjectivation

Technicalities and sensitivities in design education

Starting from a scenario in which technological mediation is constituted and condensed as a structural form of relations in an information society, this research takes a fresh look at practices in the field of design teaching. This study looks at how perceptions and sensitivities regarding the use of digital technologies are in some way representative in the context of Esdi's design course. Institutional and private initiatives regarding access to and use of digital technology at Esdi seem to be circumscribed by a whole universe of possibilities and values. The object of this research is to get to know the practices and reflections that take place around digital information and communication technologies in the context of a design course at a public university, ESDI, understanding that this use is a vector for the production of subjectivities in design teaching.

Barbara Necyk

Technology, product and innovation [Legacy]

In this line of research, the terms technology, product and innovation help to delimit the broad field of design studies. The research gathered here analyses theoretical and practical contributions to the production of knowledge in both academic and business circles.

técnica

técnicas

Técnicas Construtivas

Técnicas em quadro de giz, com Ricardo Artur

O curso pretende apresentar técnicas na manipulação do giz e outros materiais para a elaboração de quadros, seja para uso pedagógico ou comercial. Serão abordados temas como composição, tipografia, ornamentos e referências, além de oferecer uma atividade práticas orientada à elaboração de quadros. 

Tecnicas gráficas

Técnicas qualitativas de resolução de problemas

Técnicas Qualitativas na Pesquisa de Interface de Produtos

Técnico-Operativa

Tecnocultura

tecnologia

tecnologia assistiva

1... 367 368 369 370 371... 402