
Alberto Dias Gadanha Junior

Alana Moreira dos Santos

Alan Felismino

Ajude-me a sair da casa da sogra. Um diálogo com as ruas da cidade.
Este projeto se propõe a pesquisar as diferentes linguagens de intervenções gráficas gravadas nos espaços urbanos da cidade do Rio de Janeiro, e a rua como espaço para tais inscrições. O que queremos com essa pesquisa é fazer uma leitura desses mecanismos de expressão/comunicação que consistem em usar a rua como veículo de comunicação através da gravação de elementos gráficos nas diferentes superfícies da cidade.
O projeto é uma tentativa de estabelecer um diálogo com a rua e com a cidade através desses mecanismos de comunicação tão recorrentes no Rio de Janeiro. É uma espécie de exercício de observação e leitura da cidade através dos elementos gráficos presentes nas ruas. Um exercício de tentar perceber como a cidade comunica coisas através das várias camadas de intervenções que se misturam e se sobrepõem nas diferentes superfícies do espaço urbano.
Ao olhar para essa grande variedade de gravações nas ruas do Rio de Janeiro percebemos como elas interferem diretamente na existência e funcionamento dos espaços e nas relações que se criam a partir desses espaços. Desejamos perceber as potencialidades e as características e peculiaridades desses mecanismos decorrentes do fato de se utilizar a rua como veículo para gravar ou transmitir alguma coisa.
Durante a pesquisa olhamos para a cidade através de alguns processos que ocorreram simultaneamente e se retroalimentaram. São eles: Assistir filmes e capturar frames; realizar trajetos aleatórios no Google Street View e tirar prints; Realizar trajetos pela cidade, observar e documentar com fotos; Realizar um conjunto de intervenções gráficas no centro da cidade e registrar essas intervenções com o passar do tempo.


ajuda

Airton Caminha Gonçalves Júnior

água potavel

Agroecologia

agricultura urbana

agricultura

Agnaldo Aricê Caldas Farias

Aghata Oliveira

Agenda Arguição Oral 2024-2025

Afterworld: geração procedural de cidades para jogos eletrônicos
Uma das grandes preocupações que um desenvolvedor de jogos deve ter é que cada experiência de jogo crie uma narrativa única para o jogador. Uma das maneiras de prover isto é criar um espaço de jogo original a cada partida. Por isso, alinhado com um projeto maior chamado Afterworld, criamos um sistema de geração de cidades randômicas. Para designar esse tipo de aleatorização dentro de um conjunto de regras podemos usar o termo geração procedural de conteúdo, ou seja, este projeto é um gerador de cidades virtuais procedurais para ser utilizado em um jogo de maior escopo.

AfterShock - Como viver (ou quase) de arte

afrofuturismo

Afrodiasporic aesthetics: resistance and struggle of political dress
“Estética afrodiaspórica: resistência e luta do vestir político” busca expor a importância do processo de letramento racial para a construção de uma estética enegrecidamente confortável para os povos negros brasileiros e combativa para a branquitude brasileira. Por meio das vivências narradas por mim e pelos relatos dos diferentes negros que atravessam esta pesquisa, objetiva-se compreender o processo de entendimento da negritude, seu lugar político, a necessidade de luta para manutenção de uma imagem positiva de ser negro no país e como a estética tem um papel importante na assinatura da ocupação do negro em diferentes locais de poder. A tese também considera o design, a partir da moda, como fator importante para materialização de uma estética afrocentrada, para produção de artefatos, indumentárias, adornos em geral, que possibilitem a negros contemporâneos a assinatura de sua ancestralidade por meio do corpo, sem estigmas. Neste sentido, o trabalho evidencia as tensões políticas de raça, desde a colonização, passando pelos resultados atuais e sintomas da escravidão, até os dias atuais, com olhares e pensamentos decoloniais, políticos e firmes, que colocam os negros assinando sua estética em espaços de poder distintos, sem que isso o coloque em lugar de desprestígio.


Afeto

afetividades

Afetividade

Afamíli Iafamíl Liafamí Íliafam
Exposição com trabalhos de fotografia dos alunos do segundo ano

AexDI Esdi

AexDI
