--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5

9624 itens encontrados
a-z crono

Planejamento estratégico 2022-2032 rv 2024

planejamento empresarial

Graduação Design

Planejamento de um sistema de comunicação interna para hospitais : projeto de uma estação de chamada

Tese (hoje TCC) para diplomação de Programador Visual da Escola Superior de Desenho Industrial (1966) que versa sobre como o desenhista industrial pode atender às necessidades da comunidade hospitalar através do desenvolvimento de produtos industriais adequados. O trabalho aborda questões relacionadas ao ambiente hospitalar e à integração dos diversos elementos complexos presentes nesse contexto.

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1966
Marilena Pereira da Silva Marques de Carvalho

planejamento de transportes

Planejamento de Marca

Este curso propõe ensinar como desenvolver o planejamento de uma marca, considerando as primeiras etapas de um projeto de branding. Ele apresentará cases de branding, feitos pela professora, com a finalidade de discutir as manifestações digitais e analógicas das marcas através de seus pontos de contato.

Durante as aulas serão abordados o processo de criação de uma marca e seus principais pontos: contexto, tendências culturais, posicionamento, stakeholders, credenciais, cultura corporativa, pilares, personalidade, atributos, discurso,propósito, tom de voz, missão, visão, valores, essência e experiência. O objetivo desse curso é imergir nesse universo holístico para ensinar como são construídas identidades de marca únicas e engajadoras. 

O curso contará com a participação do produtor da Festa Manie Dansante Vinícius Fontes que irá apresentar a trajetória de construção da marca e o processo de desenvolvimento do planejamento de comunicação do evento que já existe há mais de cinco anos e é um case de sucesso na noite do Rio. Ao longo do curso, os alunos realizarão exercícios alinhados ao conteúdo proposto como: construir uma plataforma de marca e uma proposta de valor.


PPDESDI Mestrado

Plan for creating a pattern collection: specific method for surface design

A prática do design de superfície em empresas de vestuário voltadas para o mercado da moda exige do profissional de design conhecimentos além do seu campo de origem para que a sua atuação seja mais efetiva. A atividade é exercida por meio de processos projetuais, necessita de conhecimentos tecnológicos, transita entre o campo artístico e técnico da representação gráfica e se valoriza pela conscientização de conceitos mercadológicos na elaboração de projetos. A elevada oferta de produtos de vestuário, especialmente no Sudeste, maior região de confeccionados do país, aponta para a necessidade de diferenciação para se obter vantagens comerciais. Nesta pesquisa entende-se que o design de estamparia pode ser uma das áreas estratégicas para a gestão de marcas de moda. Para contribuir com a participação do design de estamparia na qualificação dos produtos de vestuário e nos processos de criação, realizou-se um plano para criação de coleção de estampas, método específico para design de superfície. Partiu- se da revisão da literatura de design de superfície e questões de mercado para definição de termos e conhecimento do estado da arte. Diante da constatação da carência na literatura acadêmica de métodos específicos para a criação de coleções de estampas aplicadas ao vestuário, recorreu-se a literatura sobre metódicas gerais de projetação, metodologias de design e estudos mercadológicos. Utilizou-se a técnica de observação participante em três experimentos visando o registro e a análise do fluxo de trabalho de equipes durante a tarefa de criação de estampas. O material obtido a partir destes experimentos foi confrontado com os conceitos extraídos da revisão de literatura. Além dos experimentos, realizou-se uma entrevista com uma profissional com larga experiência no setor a fim de complementar o entendimento das questões práticas do mercado de trabalho. A principal contribuição desta dissertação é um plano aplicável em departamentos de empresas de moda para processos de criação de coleções de estampas. Os resultados metodológicos também se destinam a reprodução em ambiente acadêmico com fim de fornecer aos estudantes recursos projetuais para que, no futuro, eles possam estar melhor preparados para atender às demandas profissionais. O produto resultante dessa pesquisa é um conjunto de mapas, fichas e quadros que permitem que o processo seja replicado em outros casos, possibilitando uma expansão do modelo e do conhecimento em torno do tema.

20 mar 2020
Patricia Siqueira Rodrigues

placemaking

Pista_esdi_EvertonAvila.jpg

Pista_esdi_4_EvertonAvila.jpg

Pista_esdi_3_EvertonAvila.jpg

Pista_esdi_2_EvertonAvila.jpg

Graduação Design

Pista - Uma investigação gráfica/espacial do uso do espaço público por pessoas em situação de rua

“Pista” é um projeto que após um série de pesquisas em campo com pessoas em situação de rua, desenvolve um experimento em três partes. A primeira pesquisando o espaço urbano com artistas, a segunda em diálogo com essas pessoas em situação de rua e a terceira amalgamando as duas primeiras e as transformando em uma sinalização para rua. Neste projeto a criação desses sinais é uma possibilidade de se abrir um diálogo que os transformem em produtores de conteúdos que permanecerão no espaço que habitam, questionando sua permanência/existência.

2014
Everton Avila de Lima

pisos

piso tátil

PISEAGRAMA + PIRENAESDI

ver notícia
09 mar 2017

pipa

PPDESDI Mestrado

Pioneiros do Design Brasileiro no Projeto de Automóveis

Não se questiona que o design seja um saber naturalmente multidisciplinar. Os projetos da indústria automobilística ilustram esse ponto magistralmente: do ato de inventar à engenharia da produção; do design de exteriores aos interiores; das autopeças às diversas tintas. Projetos desenvolvidos em engenharia simultânea, produzidos em diversos países do mundo e montados onde quer que se mostre mais rentável. A moderna indústria automobilística mostra-se, nesse sentido, global. Mas como harmonizar os gostos e as legislações locais a essa estrutura produtiva internacional? Esta dissertação ilustra alguns aspectos da estratégia de projetos em design automobilístico tomando como base a experiência brasileira. Foram entrevistados os mais destacados designers brasileiros de automóveis dos pioneiros aos mais importantes profissionais contemporâneos. Embora as estratégias das empresas sejam diversas fato que impede uma única conclusão -, esta dissertação lança luzes sobre os desafios do desenvolvimento de projetos automobilísticos onde o projeto é global mas as vendas são locais.

13 ago 2012
Alessandro Valério dos Santos

pioneiros brasileiros do design automobilístico

Pintura

pintores de letras

Graduação Design

Pino para tomada de força, análise e utilização do assento : projeto de uma cadeira para barbearia

Tese (hoje TCC) para obtenção de diplomação em Desenho Industrial (1967) versa sobre desenvolver um pino para uma tomada de força que será utilizado numa linha de aparelhos. O projeto objetiva também desenhar uma cadeira para barbearias.

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1967
Roberto Verschleisser

pino

Graduação Design

Pictorial: projeto de website voltado para o uso da ilustração em produtos digitais

Pictorial é um site focado no uso da ilustração em produtos digitais. O projeto visa orientar designers e ilustradores que pretendem escolher a ilustração como um recurso visual e estratégico para melhorar a experiência do usuário em seus projetos de interfaces web ou móvel e reforçar o branding da empresa envolvida.

O site tem como objetivo mostrar as possibilidades que a ilustração pode trazer para o projeto, sendo pensada como um recurso de design em primeiro lugar. Nesse sentido, tem como foco ajudar a explicar ao público, de forma simples, diretrizes que podem ser levadas em consideração, servindo de referência para fornecer possíveis etapas, fundamentos e estudos de caso que auxiliem nesse processo.

2018
Clarissa Lira Corrêa

Picasso: Mão Erudita, Olho Selvagem

ver notícia
30 set 2016
1... 90 91 92 93 94... 401