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9624 itens encontrados
a-z crono

PIBIC/UERJ - Seleção de bolsistas e voluntários

Arquitetura Com-sen(da: Atravessamentos contemporâneos entre cidade, design e arte no limiar da cultura.

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08 set 2020

piaget

PPDESDI Mestrado

Phonogram experience and visuality. From analogue to digital listening

Através de uma análise histórica, a pesquisa se propõe a investigar o papel da visualidade nas transformações da experiência de consumo de música impostas pela evolução tecnológica. Se o surgimento do fonógrafo confere potencialidades inéditas à escuta, a ausência da performance determina a perda da visualidade como complemento à audição musical. O processo evolutivo da embalagem do fonograma fez surgir um conceito de projeto que se transfigurou como alternativa à privação dessa visualidade, graças à criação de um layout específico para aquele conteúdo musical. Com o advento do fonograma imaterial e sua transmissão em streaming, nota-se mais uma importante mudança nos processos de consumo de música, alterando as funções da visualidade e, por extensão, do designer na geração de soluções criativas para a mediação da escuta fonográfica.

08 mai 2019
Rafael Ortman

Philippe Leon Anastassakis

PGE-RJ

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Pezão tenta cortar em 30% os salários dos servidores da Uerj e é impedido por uma liminar

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31 mar 2017

Petrópolis, RJ

petróleo

Pessoas com deficiência

pessoa com mobilidade reduzida

Pessoa Com Deficiência

PPDESDI Mestrado

Pesquisar é coletar pistas: como o design pode ser aliado na autoestima de uma menina

Esta pesquisa origina-se de uma experiência pessoal com Helena, uma menina negra de cinco anos, durante um trabalho de conclusão de curso. O objetivo inicial foi investigar as percepções distorcidas que Helena tinha sobre si mesma, associadas a características físicas como sua pele e cabelo. Utilizando uma abordagem de escuta ativa e atividades participativas, como oficinas de penteado e leituras, a pesquisa buscou entender e expandir a visão de Helena sobre sua identidade e autoestima.

O estudo reconhece que a jornada de autoconhecimento é um processo contínuo e não pode ser plenamente alcançado em um projeto limitado. Portanto, questiona a eficácia de encerrar o projeto e sugere a continuidade do trabalho com Helena e sua família para promover discussões mais amplas sobre racialidade e autoestima infantil. A pesquisa propõe que um design participativo e lúdico pode ser adaptado para outras famílias, fomentando diálogos sobre autoimagem e questões raciais, e contribuindo para um contínuo processo de autoconhecimento.

Vitória da Silva Souza

Pesquisadores em Pós-Doutorado

Pesquisa-ação

17 nov 2020
Design

Pesquisa em Design: Estabelecendo pontes virtuais

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pesquisa em design de serviço

pesquisa em design

Pesquisa documental

pesquisa de consumo

pesquisa de campo

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