
Sergio bernardo cap 3.pdf

sergio bernardo conclusao.pdf

Sergio Bernardo dos Santos

Sergio Boiteux

Sergio Boiteux.pdf

Sergio de Carvalho Filgueiras

Sérgio Guimarães Nepomuceno

Sergio Henrique Gouvêa de Souza

Sergio Kiyohide Yamasaki

Sergio Luiz Silvestre dos Santos

Sérgio Mendonça de Andrade

Sérgio Pranzl

Sérgio Quesada Nery

Sérgio Ricardo Vaz

Sérgio Roberto de Souza Andrade

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Sérgio Roberto Leusin de Amorim

Sérgio Rocha Villela

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serigrafia

Serra da Misericórdia

sertão

service design

Service design and lean thinking: innovation in primary health care public service
O Brasil possui atualmente um dos mais complexos sistemas de saúde pública e gratuita do mundo, atuando desde atendimentos simples e a entrega de medicamentos, até cirurgias de doação de órgãos e outros procedimentos complexos. Neste contexto difícil e abrangente de um serviço, o país vive uma profunda crise que atualmente está aumentando a desigualdade social, além de colocar em risco serviços básicos, como o caso da saúde. Para buscar uma alternativa que possa ajudar a superar este quadro e pensar sobre o futuro da saúde pública, garantindo ao mesmo tempo um serviço de qualidade, foram buscados conceitos em design de serviços e pensamento enxuto para a redução de perdas e conscientização de todos os stakeholders. Através de um estudo de caso múltiplo entre uma unidade básica de saúde no Brasil e uma em Portugal a investigação utilizou da aplicação de entrevistas, testes de usabilidade, levantamento bibliográfico e outros recursos para ter uma visão da utilização destas técnicas e comparar o desenvolvimento de cada unidade e o uso da tecnologia com seus usuários. Com este levantamento, o presente trabalho apresenta recomendações para o aprimoramento da ferramenta blueprint com a integração de conceitos do pensamento enxuto, sendo capaz de melhorar os serviços de uma clínica da família e a sua atuação na atenção primária, de forma contínua e interativa, buscando criar um sistema que possa incentivar e educar sobre os cuidados de saúde, além de ajudar a instruir os funcionários para o melhor aproveitamento de recursos e eliminação de desperdícios.
