--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5

9629 itens encontrados
a-z crono
ESDI

SOS RS: ponto de coleta de doações

SOS RS: ponto de coleta de doações para refugiados da tragédia no Rio Grande do Sul no PPDESDI.

ver notícia
01 mai 2024

SOUZA, Edson Rufino de.pdf

space.jpg

space.jpg

PPDESDI Doutorado

Spatial analysis of user interactivity control: the interaction design of TV operating systems

Esta pesquisa se caracteriza, prioritariamente, por analisar o processo de interatividade dos sistemas operacionais de TV para uma melhor usabilidade com o sistema sem o uso de um controle ou dispositivo físico que comande o televisor doméstico. Sugere que, em um futuro próximo, o usuário controlará a televisão com o controle espacial, que compõem ações sensoriais do ambiente através de medidores referenciais de distância, orientação, movimento, identificação e localização. Assim, o telespectador (usuário) controlaria o software e hardware da TV com o uso do corpo, através de movimentos corporais que gerariam imputs de interativos entre homem e máquina. Isso só é possível com a evolução dos aparelhos de TV, passando do analógico para um processo de implementação digital que trouxe mudanças na programação e no conteúdo, sendo este um processo ainda em implantação e evolução.Os aparelhos de TV que se transformaram para o que são chamados hoje de SmarTVs, possuem acesso à internet, aplicativos como conteúdo e principalmente se caracterizam, assim como um computador pessoal ou um celular, pelo uso de sistema operacionais especialmente desenvolvidos para TVs. Então, para poder gerenciar diretrizes vislumbrando o controle espacial, este trabalho pretende, através de um experimento e a criação de um protótipo de simulação, executar testes com voluntários para compor parâmetros iniciais de entendimento sobre a interatividade e usabilidade desta tecnologia, compondo uma análise de personas através do mapeamento de suas ações. Com este trabalho, pretende-se contribuir para as pesquisas no desenvolvimento de padrões e diretrizes a serem usados nos sistemas operacionais de TV, contribuindo para o desenvolvimento do design de interação para elaboração de produtos interativos para as futuras TVs.

16 jan 2019
Cleber Lopes Correia
Projeto de Pesquisa Design, territorialities and anthropocene

Speculative fabulations towards an anthropology through design

In line with the work plan submitted to Prociência/Uerj 2017 under the title ‘From social innovation to collective imagination: a study of new forms of engagement and participation and their correspondence with teaching and research in design’, the postdoctoral research project is dedicated to deepening and specifying the general objectives presented to Prociência, namely: to investigate the relationships between forms of engagement and participation with design teaching and research processes through a study that combines modes of knowledge production in design and anthropology, thus contributing to the advancement of research on design education and, concomitantly, to the consolidation of the field of studies called design anthropology. In order to achieve these objectives, the methodological approach adopted for the research combines five different work fronts, namely: 1) state of the art and literature review in anthropological theory, in search of reconsiderations of anthropology as an open, engaged, creative and imaginative research practice; 2) state of the art and literature review of studies in design anthropology; 3) field and archival research into educational experimentation in design, for example in the archives of the Bauhaus (1919-1933), and the Ulm School (HfG-Ulm, 1952-1968), and in other design schools in operation today in Europe; 4) comparing the material collected in Europe with the ethnographic data collected by the researcher in Brazil between 2016 and 2017, around the Esdi Aberta movement; 5) preparing an essay of speculative fabulation that seeks to indicate why design education can be relevant not only to the training of design professionals, but also to the training of a new type of anthropologists, able to engage with those they research, through relationships of collective imagination and correspondence.

Zoy Anastassakis

SPGD

De 04 nov 2020 a 07 nov 2020
PPDESDI

SPGD 2020

Simpósio de Pós-Graduação em Design é realizado 100% online pela primeira vez

ver evento
De 10 nov 2021 a 13 nov 2021
PPDESDI

SPGD 2021

Nova edição do evento será realizada 100% online

ver evento
PPDESDI

SPGD ESDI 2023

Em outubro, alunos da Pós-Graduação organizaram o a edição 2023 do SPGD.

ver notícia
16 nov 2023

SPGD2023_Uso da cartografia como metodologia para entender a construção da autoestima.

PPDESDI Mestrado

Stardesigners: a autoria no trabalho de Charles Eames, Milton Glaser e Stefan Sagmeister

Partindo da premissa de que designers podem ser reconhecidos como autores, este trabalho tem como objetivo investigar como se dá a atribuição do status de celebridade aos profissionais que extrapolam a dimensão prática de sua atuação. A problematização das relações entre design e autoria é feita a partir do estudo de caso múltiplo com os designers: Charles Eames, Milton Glaser e Stefan Sagmeister buscando entender os pontos de contato e de afastamento entre cada um deles. Nesta pesquisa a figura do designer-autor é analisada sob três aspectos indissociáveis: reconhecimento social, estilo e expertise.

25 set 2015
Camila Souza Rodrigues

Stefan Sagmeister

Stela Kaz

Stella Spagolla Hermida Martin

stellaHerminda.pdf

stencil

Stephania Padovani

Stephanie Adriano Gonçalves

Stéphanie Dias dos Santos

Stephanie Lima de Castro Filho

Stephanye Karoline

stickers

story amarelo-07.png

1... 362 363 364 365 366... 402