
Erick Teixeira de Araujo
Um apaixonado por madeira e por ensinar as técnicas de fabricação para trabalhar com esse material. Busca se aperfeiçoar a cada dia passando esse conhecimento adiante e aprendendo com as distintas visões das pessoas com quem conversa.
Esdiano pela graduação, mestrado e doutorado. Na Graduação (2017) realizou o projeto "Sistema para mobiliário de piscinas e locais similares" onde buscou aplicar o design de mobiliário e novos materiais em áreas de grande desgaste como praias e piscinas. No Mestrado (2023), desenvolveu a sissertação "O papel do designer na cultura DIY e sua atuação nos espaços maker no Rio de Janeiro" onde buscou entender os designers produtores, aqueles que projetam e desenvolvem sua linha de produtos, em oficinas compartilhadas no Rio de Janeiro e como é a troca de conhecimento deles com os outros integrantes dessas oficinas, seus usuários e a cultura maker. Para o Doutorado, desenvolve o projeto chamado "Design pelas mãos: ensino de design de produto através de métodos práticos de oficina", onde busca revitalizar o ensino de design de produto e readequando para a situação socioeconomica de um estado em desindustrialização.

The designer's role in the DIY culture and his works at maker spaces in Rio de Janeiro
O Do It Yourself é um movimento que ganhou força nos Estados Unidos, mas que tem raízes muito mais antigas, como o sloyd na Suécia em 1860. Esse movimento, que chegou ao Brasil há poucos anos, trouxe consigo novos modelos de negócios. Um deles é o compartilhamento de oficinas e cursos práticos, como o de marcenaria com enfoque no público hobbista, realizados nos locais conhecidos como espaços maker. No atual cenário de desindustrialização e de crises econômicas, o surgimento desses espaços abre portas para designers que desejam desenvolver peças autorais e trabalhar atuando diretamente com a produção artesanal de suas peças em pequenos e médios lotes. O principal objetivo deste trabalho é observar e mapear os avanços do campo do design de produto dentro dos espaços maker no contexto da cultura DIY na cidade do Rio de Janeiro, identificando as formas de atuação e as contribuições tanto para os prossumidores quanto para os próprios designers. Por meio de uma série de entrevistas com designers residentes nestes locais, foi possível observar os modos de atuação de cada um dentro do espaço, analisando seus históricos de vida e suas escolhas profissionais. Nessa pesquisa,foram entrevistadas quinze designers, formais e informais. Na amostra, foi percebida uma baixa adesão de designers formais atuando como residentes nos locais pesquisados, o que pode estar relacionado à baixa divulgação da existência destes locais para trabalho e ao ensino de design com pouco incentivo no desenvolvimento de habilidades manuais práticas.

Error
Code: 0
shiro\tools\Text::slug(): Argument #1 ($text) must be of type string, null given, called in /server/esdi/app/views/esdi/shiro_content_person_item.php on line 175
File: /server/esdi/shiro/src/shiro/tools/Text.php on line 50
Backtrace
shiro\tools\Text::slug() in file /server/esdi/app/views/esdi/shiro_content_person_item.php on line 175
include() in file /server/esdi/shiro/system/core/Loader.php on line 914
CI_Loader->_ci_load() in file /server/esdi/shiro/system/core/Loader.php on line 445
CI_Loader->view() in file /server/esdi/shiro/application/controllers/Content.php on line 271
Content->loadContentView() in file /server/esdi/shiro/application/controllers/Content.php on line 743
Content->contentItem() in file /server/esdi/shiro/application/controllers/Content.php on line 402
Content->content() in file /server/esdi/shiro/application/core/MY_Controller.php on line 523
MY_Controller->navItem() in file /server/esdi/shiro/system/core/CodeIgniter.php on line 520
require_once() in file /server/esdi/shiro/core/Shiro.php on line 253
Shiro->_executeLegacy() in file /server/esdi/shiro/core/Shiro.php on line 95
Shiro->_execute() in file /server/esdi/shiro/core/Shiro.php on line 58
Shiro->__construct() in file /server/esdi/shiro/core/initialization.php on line 59
require() in file /server/esdi/html/index.php on line 9