--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5

Renata Zappelli Marzullo

Possui graduação em Comunicação Visual Design pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2012) e mestrado na Escola Superior de Desenho Industrial / ESDI - UERJ na linha de pesquisa Design e Tecnologia pesquisando os campos Design da Informação e Design de Interação.Foi coordenadora no projeto Ilha Design (Projeto de Extensão UFRJ) em 2007, 2008, 2009 e 2010, participou da iniciação científica no LabVis (Laboratório de Visualidade e Visualização / EBA-UFRJ) e estudou no programa de intercâmbio as matérias Sustainability Design, Computer Graphic, Color and Perception, Anthropology of Communication no Politécnico de Milano, na Itália. Teve experiência como estagiária nas empresas: Petrobras, Divisão Gráfica da UFRJ, COPPE UFRJ | Labsar. Foi sócia fundadora, gerente de projetos de 2012 a 2016 na empresa de Design de informação e interfaces, Natio Criativo e Gerente de Projetos (2015 - 2018) do projeto Termos de uso visuais outorgado no edital 42/2013 - TECNOVA/ Rio inovação.As principais áreas de atuação são Design de Informação, Design da interação, UX, Usabilidade, Arquitetura da Informação, Design Gráfico, Visualização da informação, Infografia, Mídias sociais, Visual Law, Legal Design, Comunicação pública da ciência e Gerenciamento de Projetos. Atualmente é Programadora visual da Casa da Ciência - Centro Cultural de Ciência e Tecnologia da UFRJ, tendo sido chefe da seção de Comunicação da Casa de Novembro de 2018 a Agosto de 2020 e está cursando doutorado na Escola Superior de Desenho Industrial / ESDI - UERJ na linha de pesquisa Tecnologia, Produto e Inovação. 

Projetos
PPDESDI Mestrado

Eletronic contract visualization: case on reservation of hotel accommodation

Em plena era da informação, as discussões sobre apresentação, organização, aquisição e disseminação dos dados estão latentes em diversas áreas, dentre as quais as ciências jurídicas, com seus contratos firmados nas relações comerciais. Essas relações de consumo assumiram novas caraterísticas a partir da revolução tecnológica e da ascensão da sociedade em rede, as quais possibilitaram o comércio virtual regido por contratos eletrônicos, como mediadores dos direitos e obrigações entre usuários e empresas. A presente dissertação apresenta a combinação de fundamentos e métodos do design de informação e de interação orientados à solução dos principais problemas de informação e usabilidade que ocorrem no processo de contratação eletrônica, através da visualização de cláusulas contratuais, objetivando, aplicação experimental desses referenciais teóricos na construção de um artefato para o caso do contrato da Booking.com.

28 set 2018
Renata Zappelli Marzullo
PPDESDI Doutorado

Service Design for Online Museum Education: aproaching museums, science centers, their visitors and the scientific community

A popularização da Internet e dos dispositivos com Tecnologias de Informação e Comunicação na sociedade contemporânea impulsionou a criação e adaptação de diferentes serviços para o formato online. Museus e centros de ciência, diante da pandemia da COVID-19, se viram ainda mais compelidos a realizar suas ações através de tecnologias digitais em rede, como forma de continuar dialogando com o público durante o período em que estiveram fechados para visitação; apesar das discussões sobre o uso desses meios existirem desde o início da expansão da Internet. Diante da emergência dessa atuação em 2020, museus e centros de ciência efetuaram diferentes esforços e iniciativas, que evidenciaram desafios e limitações, mas também revelaram oportunidades de aproximação com seus visitantes. Essa dinâmica faz parte de uma nova modalidade, a Educação Museal Online, proposta por pesquisadores brasileiros, e discutida por iniciativas que reúnem estudiosos de museus da Europa e dos Estados Unidos. Contudo, a reabertura dos museus e centros de ciência desacelerou a atuação nas mídias digitais em muitos desses espaços, já que a sua rápida adoção foi circunstancial, não fazendo parte de um projeto dos serviços online e remotos para uma atuação dos museus e centros de ciência, simultâneo às suas atividades presenciais. O design de serviços é uma abordagem multidisciplinar, que integra métodos e ferramentas originários de outras áreas, como administração e marketing, e busca criar e otimizar serviços de modo a oferecer experiências de qualidade para os clientes, considerando elementos tangíveis e intangíveis que fazem parte daquilo que está sendo oferecido. Esse recente campo que se concentra em projetar processos, infraestrutura física e digital e as características para as interações entre clientes e organizações, pode também contribuir para o desenvolvimento de ambientes online multiusuários para Educação Museal Online. Esta pesquisa aborda como o design de serviços pode contribuir para o redesenho dos serviços de museus e centros de ciência para o formato online, remoto e/ou híbrido, identificando um conjunto de características e orientações projetuais que promovam oportunidades de diálogo e interação entre visitantes, equipe do museu, cientistas e pesquisadores, atendendo às suas necessidades e também suas restrições e fortalecendo a função educativa e comunicativa dos museus e centros de ciência nas mídias digitais.

Renata Zappelli Marzullo