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Caio Henriques Sica Lamas

Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade Estácio de Sá (2015), especialização em Engenharia de Software com Métodos Ágeis pelo Instituto Newton Paiva (2016), especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro (2020) e mestrado em Design pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2020). Atualmente é professor da EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais. Intercambista do International Visitor Leadership Program (IVLP) do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Computação Gráfica, atuando principalmente nos seguintes temas: design e tecnologia, interfaces avançadas, OpenGL e Vulkan.

Projetos
PPDESDI Mestrado

Virtual reality, narrative and immersion: a case study about the user experience

Enquanto a imersão é uma preocupação recorrente na pesquisa acadêmica acerca da Realidade Virtual e suas tecnologias, percebe-se uma certa preponderância no estudo dos dispositivos tecnológicos de hardware, ou mesmo no desenvolvimento de artefatos de software em favor de interfaces mais realistas, na expectativa de produzir experiências imersivas. Isso se dá talvez pela origem desse novo campo de estudos nas ciências da computação e nas tecnologias da informação e comunicação, porém, nas últimas décadas, tem se avultado o número de publicações que apresentam outras importantes questões sobre imersão e Realidade Virtual, que não sejam relacionadas ao desenvolvimento tecnológico. Em especial nos estudos de mídia e comunicações, a Realidade Virtual vem ganhando novas conotações em vista de seu potencial como meio de comunicação com uma linguagem própria e ainda por ser explorada. Nesse contexto, a pesquisa aqui apresentada propõe um estudo de caso acerca das narrativas imersivas em Realidade Virtual, que busca experimentar uma aplicação de Realidade Virtual, elaborada exclusivamente para este trabalho, no intuito de compreender uma suposta relação da imersão do usuário em função do uso de narrativas na construção da experiência de Realidade Virtual. O estudo de caso analisa discursivamente os relatos de sete participantes, estudantes da área de tecnologia da informação e comunicação, que se voluntariaram para testar o software. Os resultados obtidos apontam potenciais benefícios do uso de narrativas em aplicações de realidade virtual como ferramentas para simulações e treinamentos industriais.

23 mar 2020
Caio Henriques Sica Lamas