The construction of Carnival Know-How and the processes of ColleCreation in the sheds from the City of Samba
Em que medida os barracões da Cidade do Samba podem ser considerados espaços de construção de conhecimentos e desenvolvimento de processos que articulam criatividade e pensamento projetual? Esta tese acompanha as relações entre a criatividade e formas de pensamento projetual envolvidos na produção coletiva dos artefatos carnavalescos nos barracões da Cidade do Samba. Ao fazê-lo, procura focar a pesquisa nos artífices que habitam, tensionam e transformam os saberes-fazeres nas fábricas do carnaval.
Este estudo mobiliza conhecimentos nas áreas do Design e Educação, por entender que o objeto de estudo é sempre um problema complexo e, como tal, exige uma abordagem teórica e multidisciplinar.
Colocar o foco nos artífices significa valorizar a arte e o ofício dos trabalhadores que, praticamente anônimos, criam e produzem a visualidade de um dos maiores espetáculos ao ar livre do mundo. Essa pesquisa considera potente o conceito de dispositivo em Deleuze e Foucault, justamente porque permite acompanhar os regimes de visibilidade e invisibilidade que operam durante os processos de produção dos saberes-fazeres presentes no cotidiano da Cidade do Samba.
Os paradigmas educacionais comparecem nesta pesquisa orientados pela perspectiva da aprendizagem inventiva. Isso porque as aprendizagens vivenciadas pelos artífices são tratadas como invenções de problemas antes de serem invenções de soluções.
Outro aspecto considerado relevante nesta pesquisa aponta para a evolução histórica dos processos de produção artesanal praticado pelos artífices. Dito de outra forma, queremos acompanhar o efeito dos novos meios de produção, cada vez mais capazes de realizar tarefas que antes dependiam exclusivamente do trabalho manual do artífice.
To what extent can Cidade do Samba's sheds be considered spaces for building knowledge and developing processes that articulate creativity and design thinking? This thesis follows the relationships between creativity and forms of design thinking involved in the collective production of carnival artifacts in the barracks of Cidade do Samba. In doing so, it seeks to focus the research on the craftsmen who inhabit, tension and transform the know-how in the carnival factories.
This study mobilizes knowledge in the areas of Design and Education, as it understands that the object of study is always a complex problem and, as such, requires a theoretical and multidisciplinary approach.
Focusing on the craftsmen means valuing the art and crafts of the workers who, practically anonymously, create and produce the visuality of one of the greatest outdoor shows in the world. This research considers the concept of device in Deleuze and Foucault to be potent, precisely because it allows following the regimes of visibility and invisibility that operate during the production processes of the know-how present in the daily life of Cidade do Samba.
The educational paradigms appear in this research guided by the perspective of inventive learning. This is because the learning experiences experienced by craftsmen are treated as inventions of problems before being inventions of solutions.
Another aspect considered relevant in this research points to the historical evolution of artisanal production processes practiced by craftsmen. In other words, we want to follow the effect of the new means of production, which are increasingly capable of carrying out tasks that previously depended exclusively on the craftsman's manual work.