--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5

Marcos Aurélio Machado dos Santos

Doutorando em design na ESDI - Escola Superior de Desenho Industrial-UERJ. Mestre em Economia Criativa pela ESPM. Pós-graduado em animação e modelagem digital pela Universidade Veiga de Almeida- UVA Bacharel em Desenho Industrial pelo Centro Universitário da Cidade . Atua como professor em instituições de ensino superior como ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing ,UVA-Universidade veiga de almeida. Atuou também a nível estadual no NAVE- Núcleo avançado em educação , escola de referencia da rede publica Estadual do R.J, que mantem parceira com a OI FUTURO, como Professor e Pesquisador compondo times de pesquisa. Desenvolveu pesquisas no NAVE com os alunos do ensino médio e grupos de professores utilizando mapas conceituais, que tinha o objetivo de ajudar a construir o perfil da escola. Desenvolveu outras pesquisas ligadas ao mundo digital no time de pesquisa Mundo Contemporaneo. Tem experiência comprovada na área de artes e design, com ênfase em direção de arte, Ilustração e desenho. Atualmente é Pesquisador do DesEduca Lab - Pós graduação ESDI-UERJ e LAB3I- Núcleo Tecnologia e Inovação da area de Pós -Graduação da Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Projetos
PPDESDI Doutorado

The construction of Carnival Know-How and the processes of ColleCreation in the sheds from the City of Samba

Em que medida os barracões da Cidade do Samba podem ser considerados espaços de construção de conhecimentos e desenvolvimento de processos que articulam criatividade e pensamento projetual? Esta tese acompanha as relações entre a criatividade e formas de pensamento projetual envolvidos na produção coletiva dos artefatos carnavalescos nos barracões da Cidade do Samba. Ao fazê-lo, procura focar a pesquisa nos artífices que habitam, tensionam e transformam os saberes-fazeres nas fábricas do carnaval.

Este estudo mobiliza conhecimentos nas áreas do Design e Educação, por entender que o objeto de estudo é sempre um problema complexo e, como tal, exige uma abordagem teórica e multidisciplinar.

Colocar o foco nos artífices significa valorizar a arte e o ofício dos trabalhadores que, praticamente anônimos, criam e produzem a visualidade de um dos maiores espetáculos ao ar livre do mundo. Essa pesquisa considera potente o conceito de dispositivo em Deleuze e Foucault, justamente porque permite acompanhar os regimes de visibilidade e invisibilidade que operam durante os processos de produção dos saberes-fazeres presentes no cotidiano da Cidade do Samba.

Os paradigmas educacionais comparecem nesta pesquisa orientados pela perspectiva da aprendizagem inventiva. Isso porque as aprendizagens vivenciadas pelos artífices são tratadas como invenções de problemas antes de serem invenções de soluções.

Outro aspecto considerado relevante nesta pesquisa aponta para a evolução histórica dos processos de produção artesanal praticado pelos artífices. Dito de outra forma, queremos acompanhar o efeito dos novos meios de produção, cada vez mais capazes de realizar tarefas que antes dependiam exclusivamente do trabalho manual do artífice.

Marcos Aurélio Machado dos Santos