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Diego de Jesus Penaforte Parreiras

Doutor em Design pela Escola Superior de Desenho Industrial - ESDI/UERJ, onde pesquisou sobre design de interação e experiência do usuário com foco em avaliações heurísticas voltadas para realidade virtual. Mestre em Sistemas Computacionais Na COPPE/UFRJ, onde pesquisou sobre Realidade Virtual, Realidade Aumentada, e design de interação. Possui graduação em Desenho Industrial/ Programação Visual pela EBA/UFRJ, onde como conclusão de curso realizou um curta-metragem de animação 3D. Atualmente é professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM no curso de design de animação, lecionando diversas disciplinas de animação, projeto de conclusão de curso e a disciplina de visualização interativa. Também é o coordenador do núcleo de animação da escola. Foi professor substituto na Escola de Belas Artes - UFRJ - lecionando as disciplinas de desenho. Instrutor certificado Autodesk em 3DS MAX 2014. Foi professor da Graduação da Universidade Veiga de Almeida, onde lecionou conteúdos ligados à animação, computação gráfica e modelagem 3D, maquetes eletrônicas, direção de arte e desenho. Também foi professor da Pós graduação da Veiga de Almeida, do curso de modelagem e animação digital. Foi professor da graduação da Faculdade Tecnologia Infnet, no curso de Design gráfico e da extensão nos cursos de animação e computação gráfica 3D. Também lecionou na pós graduação desta mesma instituição no curso de animação e modelagem digital. Foi professor da Pix Studios, curso de animação e computação gráfica 3D. Atuou na area de pesquisa e desenvolvimento - núcleo de comunicação e design da EBA/UFRJ, pesquisando a area de realidade virtual. Tem experiência na área de Desenho Industrial, na habilitação se Programação Visual voltada para animação 3-D, modelagem, rigging de personagens e arte conceitual e ilustração. Também tem experiência em aplicações em tempo real, realidade virtual e aumentada, design de games, arte interativa e design de interação. Foi professor de animação da extensão UERJ FFP departamento de educação DEDU. Palavras chave: design; animação; animação 2d; animação3d; roteiro; storyboard; realidade virtual; realidde aumentada; computação gráfica 3D.

Projetos
PPDESDI Doutorado

Design de heurísticas para avaliação de sistemas de realidade virtual semi-imersiva

Esta tese apresenta o processo de criação de heurísticas novas para avaliar aplicações de realidades semi-imersivas. Insere-se no contexto do design de interação, especificamente na parte de design de experiência de usuário - UX (user experience design) com a utilização destes conhecimentos voltados para a tecnologia da Realidade Virtual (RV), semi-imersiva, ou não imersiva, também chamada realidade virtual de desktop. O foco da pesquisa é a usabilidade destas interfaces, especificamente a avaliação de como se percebe o uso destas. Para isto, são abordadas as avaliações heurísticas e as heurísticas de domínio específico para as aplicações de RV semi-imersiva com fins educacionais. Após extensa pesquisa bibliográfica, verificou-se a insuficiência de heurísticas existentes para o domínio da RV semi-imersiva, como também poucas, para RV em geral, sendo assim constituído nosso problema de pesquisa. Partindo do problema de pesquisa, encontramos na Design Science Research (DSR), a metodologia de pesquisa adequada para estruturar, organizar e orientar este trabalho. Seguindo as etapas da DSR, buscou-se os métodos e técnicas de geração de heurísticas, artefato selecionado para solução do problema levantado. A partir dos métodos estudados, desenvolvemos um método próprio composto por 8 etapas. Assim, desenvolvemos e propusemos um conjunto de heurísticas de usabilidade para aplicações educacionais de RV semi-imersiva, baseadas em informações e problemas de usabilidade encontrados em mais de 60 artigos, pesquisados na revisão bibliográfica. Estas heurísticas foram testadas e validadas por especialistas, utilizando também uma lista de controle, com heurísticas para RV em geral, seguindo as instruções da metodologia que propomos. Após análises estatísticas, os resultados indicam que as heurísticas propostas por esta tese obtiveram desempenho melhor que as da lista de controle, tanto na quantidade de erros gerais encontrados como na especificidade e qualidade destes erros, abordando aspectos que não são contemplados pelas heurísticas de controle e que ajudam a projetar aplicações melhores no domínio da RV semi-imersiva.

17 dez 2021
Diego de Jesus Penaforte Parreiras