Victor Hugo Batista da Silva

Doutorando em design pela Escola Superior de Desenho Industrial - ESDI/UERJ, tem como objeto de estudo os conceitos e as competências do design para o desenvolvimento de situações de ensino-aprendizagem que se utilizam de uma pedagogia baseada no planejamento das práticas de aprendizagem. Busca debater a ideia de que o estudo do processo é uma relevante estratégia de aprendizagem que deve ser levada para além das salas de aula da graduação. Esta inteligência pode ser proveitosa para preparar os estudantes para os desafios da vida contemporânea. Possui ampla experiência e vínculo com o setor de comunicação visual e serviços gráficos. Atuou na elaboração de projetos de design com ênfase no desenvolvimento socioeconômico através do artesanato. Participou de projetos de design colaborativo no Brasil, Índia, Tajiquistão, Egito, Vietnã e Filipinas. Atualmente atua como pesquisador vinculado ao Laboratório de Design e Antropologia - LaDA/ESDI/UERJ (www.ladaesdi.com.br) e Laboratório de Design e Educação - DesEduca Lab / ESDI/UERJ (www.deseduca.net.br)

Áreas de interesse
design social design ativista