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Letícia Torres da Silva

Carioca, nascida em 1994, mestra em design pela Escola Superior de Design (Esdi) da Uerj. Contribuiu com o meio acadêmico e científico a partir da elaboração um sistema de dinâmicas composto por atividades lúdicas para aprimorar e desenvolver as habilidades socioemocionais em crianças em situação de acolhimento institucional. Dada a versatilidade da metodologia concebida, ela foi classificada como design de experiência e de serviço.Tendo concluído a graduação na mesma instituição em 2019, seu trabalho de conclusão de curso foi o desenvolvimento de um sistema de produtos expositores para lojas de fast fashion, um projeto da área de design de produto.

Projetos
PPDESDI Mestrado

A construção do brincar: atividades lúdicas para crianças em instituições de acolhimento a partir da teoria das habilidades

Historicamente, crianças em situação de vulnerabilidade ocupam um lugar de marginalização social. Essa condição causa inúmeros desentendimentos e, por anos, acreditou-se que o melhor a se fazer era esconder essas crianças. Com a implantação do Estatuto da Criança e do Adolescente (1990), no Brasil, as diretrizes de cuidado mudaram. No entanto, as instituições ainda passam por um período de transição, o que resulta em contradições dentro do sistema, que se baseiam em uma política perdida no meio do caminho entre “o que deve ser feito” e “o que era feito antes”, gerando uma grande falta de confiança das crianças em seus cuidadores. Esse panorama reflete no mau desenvolvimento das habilidades sociais durante a infância, e pode causar desequilíbrios durante o crescimento e a fase adulta. O estudo de design voltado para crianças, em especial das principais oportunidades de design em busca de estimular o desenvolvimento das habilidades sociais, focou-se na oferta de atividades lúdicas capazes de proporcionar ferramentas para crianças e cuidadores. A partir disso, este estudo tenciona estruturar um sistema de dinâmicas em conjunto com recomendações para desenvolvimento de atividades lúdicas para aprimorar e desenvolver as habilidades sociais em crianças em situação de acolhimento institucional, nas idades de 8 a 10 anos.

02 ago 2022
Letícia Torres da Silva