Igor Cesar Rosa da Silva

Doutorando em Design pelo Programa de Pós-Graduação da Escola Superior de Desenho Industrial - Universidade do Estado do Rio de Janeiro - PPDESDI/UERJ. Mestre em Design - Universidade Federal do Rio de Janeiro /UFRJ. Pós-graduado (lato sensu) em Engenharia de Produção com ênfase em Gestão de Projetos - Universidade do Estado do Rio de Janeiro / UERJ. Bacharelado em Desenho Industrial - Escola Superior de Desenho Industrial / ESDI - Universidade do Estado do Rio de Janeiro / UERJ, com as habilitações em Projeto de Produto e Programação Visual. Cursou intercâmbio em Design para a Sustentabilidade e Projeto de Design Industrial no IADE - Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing - Creative University (Lisboa/Portugal). Membro Aderente da Rede de Pesquisadores em Design da Universidade de Palermo / Argentina (2021-2025). Atualmente é pesquisador do grupo de pesquisa PARTES - Painéis Reconstituídos e Tecnologias Sustentáveis, nas linhas de pesquisa: Aplicação de Fibras Vegetais em Materiais Compósitos, Capital Natural Urbano, Chapas e Painéis de Madeira - UTFPR e do grupo de pesquisa LED ? Laboratório de Experimentações em Design, nas linhas de pesquisa: Formas Particulares do Design e Materialidade do Design e da Arte - UFRJ.

Graduação Design

Sacolão Itinerante

Baseando-se no projeto “Sacolão na Comunidade”, supervisionado pelo CEASA-RJ, o Sacolão Itinerante surge como um ônibus com possibilidades para a organização e aperfeiçoamento na manipulação de alimentos. Este trabalho busca solucionar os problemas que afetam os sacolões volantes, como a ausência de vigilância sanitária e a ineficiência da organização, à medida em que se propõe a manter a política da boa alimentação. O trabalho de campo foi realizado através de visitas em ônibus em diferentes partes do Rio de Janeiro.

PPDESDI Doutorado

Design: Desenvolvimento de Projeto para Produto Ecocompósito (fibra de piaçava + resina de mamona)

O objetivo deste estudo é gerar conhecimentos sobre como melhorar, refinar e variar o compósito produzido com fibra de piaçava com a resina de mamona para uso no projeto de produtos industriais. Essa tese visa demonstrar a trabalhabilidade do ecocompósito durante o processo de fabricação de itens para cozinha. Entretanto, sugere-se também o uso em acabamentos de exteriores e interiores de projetos arquitetônicos.

As seguintes ações serão tomadas para formas os objetivos secundários:

(i) aprender sobre o trabalho de cooperativas de beneficiamento e comercialização da piaçava; (ii) examinar os princípios de design em relação à sustentabilidade ecológica e econômica; (iii) revisar pesquisas sobre a viabilidade do uso de ecocompósitos em projetos de produtos; (iv) comparar a trabalhabilidade dos processos de fabricação de artefatos feitos com o ecocompósito e madeira.