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Ana Helena Teixeira Mendes da Fonseca

Mestre em Design pelo Programa de Pós Graduação da Escola Superior em Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com a dissertação intitulada Rio de Janeiro: de Cidade Maravilhosa à Cidade Olímpica - Análise da construção de representações (2014). Possui graduação em Desenho Industrial pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2009). Durante a graduação, participou do Programa de Intercâmbio Acadêmico da PUC-Rio, cursando um semestre letivo regular na Universidade de Leeds do Reino Unido. Foi bolsista de Iniciação Científica na pesquisa intitulada "Iconografia Religiosa das Igrejas Históricas do Rio de Janeiro. Tem experiência profissional na área de Programação Visual. Atualmente, trabalha na área de marketing do canal de televisão paga GloboNews. 

Áreas de interesse
identidade visual branding
Projetos
PPDESDI Mestrado

A imagem do Rio: de Cidade Maravilhosa a Cidade Olímpica. Análise da construção de representações

Este trabalho trata da construção de representações do Rio de Janeiro, levando- se em conta os possíveis impactos que a perspectiva dos megaeventos que vem ocorrendo na cidade, em especial os Jogos Olímpicos de 2016, podem ter nesse processo. Tem o objetivo de compreender e explicitar os possíveis significados de tais representações. Considerou-se que essa lógica ocorre no contexto das cidades commodities, onde intenciona-se ‘vender' a cidade em um mercado simbólico mundial e assim aquecer o setor de turismo e atrair investimentos. Para tanto, na economia de mercado é necessário desenvolver a marca da cidade, assim como é feito com produtos e empresas, tendo como base as condições e aspectos que são considerados importantes e devem ser ressaltados para fortalecer tal construção simbólica no contexto nacional e internacional. Na realização desse processo são usados ainda aspectos do branding, ou seja, técnicas e estratégias para o gerenciamento da marca, com vistas a promovê-la para que seja compreendida pelo público dentro dos quesitos planejados. Nesse estudo do caso do Rio de Janeiro, no que concerne às possíveis mudanças de percepção promovidas em sua imagem nos últimos anos, e que consequentemente podem afetar sua marca, foram analisados materiais gráficos e de audiovisual de caráter publicitário e turístico, com o objetivo de compreender os discursos sobre a cidade neles apresentados. Alguns deles fazem parte da complexa estruturação da identidade visual dos Jogos do Rio 2016, outros são publicidades de estâncias governamentais, como a Prefeitura e o Governo do Estado, que associam obras urbanas e melhorias nas condições de vida da população ao evento olímpico e divulgam também aspectos importantes para legitimar a realização do mesmo na capital fluminense. Foram analisados ainda publicidades da iniciativa privada que se apropriam de facetas da imagem do Rio de Janeiro e, ainda que não tenham associação direta com as Olimpíadas, acabam por sedimentar também as representações aqui analisadas.

24 set 2014
Ana Helena Teixeira Mendes da Fonseca