--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5

Augusto de Freitas Lohmann

 Doutor em Design na ESDI (Escola Superior de Desenho Industrial - UERJ).- Mestre em Design na ESDI (Escola Superior de Desenho Industrial - UERJ). - Graduação em Comunicação Social, nas habilitações Radialismo (2005) e Jornalismo (2009) pela Escola de Comunicação da UFRJ. - Consultor e Especialista em UX (User Experience) e Arquiteto de Informação Sênior com passagens por Globo.com e Infoglobo (2010 a 2016). - Professor de graduação e pós-graduação no INFNET, SENAC e Polo Criativo (09/2012 a 04/2021). - Representante do capítulo IxDA Rio de Janeiro (2015 até o momento) e organizador do ILA 2018 (Interaction Latin America, a maior conferência mundial de Design de Interação). - Sócio fundador da Startup "Fanbeer" (2015 a 2017)- CEO, editor e jornalista do "Viajar é Demais" - Site de viagem e turismo (2017 até o momento)- CEO da empresa VED Concierge - plataforma de roteiros de viagem personalizados (2022 até o momento). 

Projetos
PPDESDI Doutorado

Sistemas de recomendação em sites de notícias: contextualização como proposta para o engajamento de usuários

Em um contexto de aumento exponencial na produção de conteúdo e de mudanças no modelo de consumo de notícias, os sistemas de recomendação de conteúdo apresentam-se como elementos que auxiliam na promoção do engajamento de usuários em sites de notícias. Entretanto, observa-se especificamente no âmbito dos sites de notícias o baixo desempenho dos sistemas de recomendação de conteúdo, em especial as reduzidas taxas de engajamento identificadas em acessos oriundos de fontes externas (redes sociais, buscadores e outros que já constituem a maior parte dos acessos). Dessa forma, tem-se por objeto da pesquisa a recomendação de notícias nas páginas de conteúdo dos sites de notícias, com ênfase nos sites brasileiros. Nessa tese é apresentada a análise teórica e prática a respeito da utilização de sistemas de recomendação automatizados no contexto da notícia, de maneira a validar quais aspectos desses sistemas exercem influência sobre os índices de engajamento. Para isso, são propostas três hipóteses a serem validadas a partir do resultado de pesquisas e experimentos práticos, a saber: 1) Mudanças no design de páginas de conteúdo (incluindo layout, usabilidade e/ou critérios dos elementos de recomendação de conteúdo) impactam nas métricas de engajamento do usuário com o site de notícias; 2) As variáveis página de destino e origem do tráfego influenciam de maneira relevante as métricas de engajamento dos sites de notícias; 3) O contexto interfere na probabilidade de um determinado usuário consumir uma notícia (Independente do nível de interesse por este conteúdo). Além disso, são identificados problemas e fatores que trazem complexidade para a utilização dos sistemas de recomendação de conteúdo automatizados no contexto específico do jornalismo e das notícias. A partir de análises de métricas e pesquisas acerca do estado atual da recomendação nos sites de notícias brasileiros, é proposta a categorização dos critérios utilizados na recomendação de conteúdo destes sites, bem como cenários conceituais que apontem para soluções que promovam melhores resultados em especial na questão do engajamento dos usuários - na utilização de sistemas de recomendação em sites de notícias

29 jun 2018
Augusto de Freitas Lohmann
PPDESDI Mestrado

Design de Modelos Colaborativos em Sites de Notícias

A colaboração de usuários em sites jornalísticos é um fenômeno crescente. Cada vez mais, a evolução tecnológica abre espaço para uma maior participação dos usuários no processo de construção da narrativa noticiosa. Nesse contexto, um olhar do design sobre os modelos colaborativos dos sites jornalísticos fornece subsídios para o entendimento deste fenômeno e para o aprofundamento em cada uma das etapas que compõe o processo colaborativo. Dessa forma, essa dissertação apresenta a análise teórica e prática dessas diferentes etapas, bem como das soluções de design aplicáveis aos modelos colaborativos, de maneira a estabelecer conceitos e diretrizes para a construção de modelos que otimizem o aproveitamento do conteúdo enviado por usuários e sua relação com o conteúdo editorial dos sites noticiosos.

30 ago 2012
Augusto de Freitas Lohmann