Alessandro Valério dos Santos
Coordenador de Empreendedorismo e Inovação do NEXUS - Hub de Inovação do Parque Tecnológico São José dos Campos. Empreendedor e consultor de desenvolvimento de negócios e planejamento estratégico. Administrador de Empresas com Doutorado e Mestrado em Design pela ESDI/UERJ e Pós-Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal Fluminense, PPGE/UFF. Foi gestor da Incubadora de Empresas de Design da ESDI/UERJ de 2013 a 2021, responsável pelo desenvolvimento de ações de coordenação de projetos e orientação aos empreendedores. Ocupou a coordenação da ReInc - Rede de agentes promotores de empreendimentos inovadores do Rio de Janeiro. Experiência de mais de 15 anos na área acadêmica tendo atuado na Fundação Getúlio Vargas como coordenador interno, e como consultor em outras universidades. Professor em cursos de graduação e pós-graduação lato sensu nos seguintes temas: empreendedorismo, gestão de negócios em design, gestão de projetos, inovação, criatividade e Economia Criativa. É pesquisador de desenvolvimento estratégico do Laboratório de Design de Tecnologias Assistivas da ESDI/UERJ e líder do Grupo de Pesquisas Lattes Núcleo de Estudos e Desenvolvimento Tecnológico em Design de Tecnologias Assistivas - UERJ.
Certificações da qualidade e a certificação CERNE: análise comparativa de avaliação de desempenho de incubadoras de empresas
Esta tese apresenta o campo teórico-conceitual das incubadoras de empresas de modo a tratar da origem do termo e práticas, de seu percurso evolutivo no Brasil, assim como de sua importância em diferentes aspectos do campo do desenvolvimento humano, territorial e competitivo nacional. Ademais, discorre-se sobre as certificações organizacionais mais importantes em nível nacional e internacional não só no campo das incubadoras de empresas, mas também no de certificações de produtos e processos, e serviços, e apresenta-se de forma teórico-conceitual o Modelo CERNE, suas características, níveis, processos e incubadoras certificadas. O ponto de partida deste estudo foi a hipótese de que o Modelo CERNE se configura como uma certificação de incubadora mais apropriada do que as demais abordadas, e acredita-se que com o seu aperfeiçoamento, o CERNE tem se configurado como a mais adequada, gerando enorme valor para o ecossistema de inovação do Brasil. A metodologia aqui adotada envolveu a busca e o tratamento de dados secundários de organizações e normatização sobre certificações institucionais; a prospecção de dados primários, que lançou mão de questões previamente organizadas em um roteiro semiestruturado, junto a um conjunto de interlocutores-chave integrantes do ecossistema de empreendedorismo inovador nacional, mais precisamente gestores de entidades de apoio e de normatização das incubadoras no Brasil; a apresentação do CERNE comparativamente às outras certificações existentes; e os resultados de uma pesquisa de campo à luz da pergunta-guia hipotética de nossa investigação. A pesquisa de campo foi realizada através de um roteiro semiestruturado e a aplicação de questionário eletrônico com 23 questões objetivas (enviado a todos gestores de incubadoras associados à ANPROTEC em 2018), do qual recebemos 64 respostas. Assim, pelos resultados obtidos, verificou-se a hipótese de que a certificação CERNE é a mais adequada para as incubadoras de empresas brasileiras.
Pioneiros do Design Brasileiro no Projeto de Automóveis
Não se questiona que o design seja um saber naturalmente multidisciplinar. Os projetos da indústria automobilística ilustram esse ponto magistralmente: do ato de inventar à engenharia da produção; do design de exteriores aos interiores; das autopeças às diversas tintas. Projetos desenvolvidos em engenharia simultânea, produzidos em diversos países do mundo e montados onde quer que se mostre mais rentável. A moderna indústria automobilística mostra-se, nesse sentido, global. Mas como harmonizar os gostos e as legislações locais a essa estrutura produtiva internacional? Esta dissertação ilustra alguns aspectos da estratégia de projetos em design automobilístico tomando como base a experiência brasileira. Foram entrevistados os mais destacados designers brasileiros de automóveis dos pioneiros aos mais importantes profissionais contemporâneos. Embora as estratégias das empresas sejam diversas fato que impede uma única conclusão -, esta dissertação lança luzes sobre os desafios do desenvolvimento de projetos automobilísticos onde o projeto é global mas as vendas são locais.