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Julia Rabetti Giannella

Professora adjunta do curso de Desenho Industrial da Universidade Federal Fluminense (UFF) onde também lidera o Laboratório de Artefatos Físicos, Digitais e Algorítmicos - Lafda. Foi pesquisadora Pós-Doc no Programa de Pós-Graduação em Design da UFRJ com bolsa da Fiotec (2021-2023). Fundadora do projeto DatavizRio (2019) que promove a disseminação e o ensino na área de visualização de dados. Membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Design de Informação (gestão 2020-2022 e 2023-2025) e coordenadoora do Grupo de Interesse Especial (SIG) em Visualização da Informação (2023-2025). Doutora em Design pela ESDI-UERJ (2020) na linha de pesquisa Tecnologia, Produto e Inovação. Mestre (2014) em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP na área de Estudo dos Meios e da Produção Mediática. Possui graduação em Desenho Industrial pela UFRJ (2010) com intercâmbio acadêmico de duração de um ano em Turim, Itália. Foi professora substituta no curso de Comunicação Visual Design da EBA/UFRJ (2020-2022). Atuou como assistente de pesquisa (2015-2020) no Laboratório de Visão e Computação Gráfica (Visgraf) do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Trabalhou como designer no Jornal O Globo (2009-2011) e na Editora Abril (2011-2013). Tem experiência profissional e acadêmica em design para mídias tradicionais (impresso e website) e novas mídias (aplicações móveis, digital publishing, VR-AR, interfaces tangíveis, objetos inteligentes e afins) com especial interesse pelas áreas de Patrimônio Cultural, Visualização de Dados, Design da Informação, Computação Gráfica, Digitalização Tridimensional, Design de Interação, e Humanidades Digitais.

Projetos
PPDESDI Doutorado

Design de interfaces para visualização, exploração e análise de coleções fotográficas

 Esta pesquisa tem como objetivo investigar de que modo e para quem visualizações de dados favorecem processos de significação e de descoberta em sistemas de consulta de coleções fotográficas e, para tal, foca em soluções de design centradas no usuário e que assumem o pa- pel epistemológico de coleções como objeto e meio de análise. Nossa atenção é sobre coleções mantidas por instituições culturais (museus, bibliotecas, arquivos, institutos, etc.). Atualmente, percebemos um crescente interesse no enquadramento de coleções a partir do viés dos dados, isto é, a partir da percepção simultânea das reproduções digitais e de seus metadados. Dentro dessa abordagem, emergem questões pertinentes ao Design e que dizem respeito ao projeto de espaços informacionais para coleções fotográficas. À medida que a pesquisa por palavras-chave constitui-se como paradigma de busca dominante e pouco generoso, pois retém mais do que ofe- rece, acreditamos que, considerando aspectos de catalogação, multidimensionalidade e escala em coleções, podemos projetar um sistema de consulta baseado em técnicas de visualização e recursos interativos que amplificam atividades de exploração e de análise desempenhadas pelos consulentes. Esta tese é conduzida através de procedimento metodológico que combina investi- gação teórica e prática. A etapa teórica cobre uma revisão de literatura nas áreas de Humanidades Digitais, Visualização e Patrimônio Cultural bem como o exame de soluções existentes para vi- sualização de coleções de imagens. Ao final do Capítulo 1, identificamos lacunas conceituais e oportunidades projetuais que servem de pontos focais para a proposta de design de interface de um novo sistema: o Fotovis. A etapa prática da tese é conduzida através de um estudo de caso realizado junto ao Instituto Moreira Salles (IMS), uma importante instituição na paisagem cul- tural brasileira. A partir de uma colaboração que permitiu o acesso a uma amostra de fotografias para instanciação no Fotovis, bem como uma estreita cooperação com especialistas, curadores e públicos menos especializados, foi possível prototipar o Fotovis em um cenário concreto de uso. O protótipo e sua subsequente avaliação levam a resultados que servem de evidência empírica da tese e são relevantes para instituições de Patrimônio Cultural e para o campo das Humanidades Digitais. Os resultados também são significativos para as disciplinas de Design de Interface, Visualização de Informação e Interação Humano-Computador.

17 fev 2020
Julia Rabetti Giannella