--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5

Maria Cristina Ibarra Hernandez

Professora adjunta do Departamento de Design e do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde coordena o grupo de pesquisa "Design, antropologia e participação". Doutora em Design pela Escola Superior de Desenho Industrial - ESDI/UERJ (2018). Mestre em Design, Inovação e Sustentabilidade pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG (2014). Designer Industrial pela Universidad del Norte (Colômbia) (2009). Entre 2017 e 2018, realizou Doutorado Sanduíche e atuou como pesquisadora visitante na The Royal Danish Academy of Fine Arts em Copenhague (Dinamarca), especificamente no Codesign Research Centre (CODE). Estando na Europa, apresentou a sua pesquisa de doutorado em várias instituições: no Projeto Knowing from the Inside da Universidade de Aberdeen (Escócia), coordenado pelo antropólogo britânico Tim Ingold; na University of Southern Denmark; no Royal College of London e na Aalto University, na Finlândia. Tem participado em bancas de mestrado e doutorado em diversas universidades nacionais e internacionais. Faz parte do corpo editorial da revista acadêmica La Tadeo DeArte (Colômbia) e, foi editora convidada da revista Creación y Pensamiento, da Universidade de Chile. Tem realizado palestras e participado de mesas redondas em diversos eventos de design no Brasil e outros países como Inglaterra, Chile, México e Colômbia e também tem participado como parecerista em diversas revistas e eventos acadêmicos nacionais e internacionais.Enquanto pesquisadora, investiga a relação entre design e antropologia, práticas colaborativas e participativas por meio do design, o papel dos não-designers em processos de design, decolonialidade, entre outros. É autora do livro Design como correspondência: antropologia e participação na cidade, publicado em 2021 pela Editora UFPE. É coordenadora do Podcast Sentipensante, projeto de extensão que busca refletir sobre design no contexto latinoamericano, através de conversas com diversos pensadores de dentro e fora da área. 

Projetos
PPDESDI Doutorado

Entrelaçando design com antropologia: engajamentos com um coletivo de moradores do bairro de Santa Teresa no Rio de Janeiro

Esta tese investiga a relação do design e da antropologia por meio da experiência de uma designer com um coletivo de moradores interessados em minimizar a violência no bairro de Santa Teresa no Rio de Janeiro. Em primeiro lugar, baseada na pesquisa de mestrado, em que se analisaram os artefatos produzidos e pensados por não-designers das ruas de Belo Horizonte, foi realizada uma aproximação gradual com autores da antropologia e do design que valorizam o trabalho e o saber dos não-designers. Como segundo momento, se identificou o engajamento com o Coletivo Santa sem Violência (CSSV) organizado por moradores do bairro de Santa Teresa do Rio de Janeiro preocupados com o incremento da violência na área. Ao longo da pesquisa de campo foram realizadas múltiplas atividades que podemos classificar em duas: coleta de dados e participação ativa das reuniões e ações realizadas pelo CSSV em espaços públicos. Após quase um ano de trabalho junto com os membros do Coletivo, os dados foram analisados à luz de abordagens do design e da antropologia. A partir do ponto de vista do design destacam-se temas como: Design Anthropology, Design Participativo, Adversarial Design e Design Ativismo. Pelo ponto de vista da antropologia: esperança, correspondência e autonomia. Esta análise permitiu a construção de reflexões que podem servir de base para futuros engajamentos de designers com comunidades.

17 dez 2018
Maria Cristina Ibarra Hernandez