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Moema David Oliveira

É designer e pesquisadora. Doutora em História, Teoria e Crítica do Design pela Escola Superior de Desenho Industrial/ Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Esdi/Uerj, 2021), Mestra em Concepção, Teoria e Crítica do Design, pela Escola de Belas Artes/ Universidade Federal da Bahia (EBA/UFBA, 2014) e Bacharel em design pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB, 2011). Entre 2022 e 2024 integrou, como Professora Adjunta, o Departamento de Departamento de Formação Sócio Humanística da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (ED/UEMG), lecionando disciplinas da história, teoria e crítica do design, orientando trabalho de conclusão de curso, participando de bancas e organizando eventos da área. Nos anos de 2020 e 2021 trabalhou como assistente de pesquisa em design na Coordenação Técnica de Recursos e Processos Administrativos de Nulidade de Desenho Industrial do Instituto Nacional de Propriedade Industrial - INPI e compôs a equipe editorial da primeira Revista de Jurisprudência de Desenho Industrial do INPI. De 2014 a 2016, integrou o corpo docente Departamento de Design da UFPB como professora assistente, onde lecionou disciplinas teóricas e discursivas do design, orientou trabalhos de conclusão de curso, coordenou projetos de pesquisa e extensão universitária e presidiu e compôs bancas de trabalhos de conclusão de curso em design. Moema fez parte também do corpo de revisores da Revista Científica TEIA Design do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) e da Revista Arcos Design (Qualis B1) da Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente ela se dedica à pesquisa em história do design e está organizando um livro com estudos sobre história, teoria e crítica do design.Contato: moema_oliveira@yahoo.com.br ou +55 21 98092-8510

Projetos
PPDESDI Doutorado

Objetos ordinários: processos históricos de exclusão e de patrimonialização do design no Brasil

A história do design possui diferentes origens, no entanto, a escolha por narrativas que privilegiem uma ou outra filiação depende do discernimento e da influência política e cultural de quem está no lugar de decisão. Uma das origens das histórias do design brasileiro, no ensino e na produção, se vincula às artes aplicadas e industriais. Contudo, as artes aplicadas no Brasil possuem uma trajetória enigmática, tanto na maior instância de preservação, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), quanto na literatura. Sem assumir a ideia de um percurso histórico linear, das artes aplicadas ao design contemporâneo, esta tese argumenta que objetos ordinários que lhes são decorrentes estão espraiados em nossa vida pessoal e na esfera coletiva, seja pela presença física ou pelas memórias a vinculadas a eles. Sob o ponto de vista da história do design, a tese analisa dois momentos em que as artes aplicadas foram postas em foco ou em xeque nos debates de âmbito educacional, de produção (industrial e da cidade) e da preservação patrimonial – o ecletismo e o modernismo. Propõe-se um convite aos designers para refletir sobre o porquê do lugar dado a esta parte da história do design brasileiro e sobre os motivos que fazem com que designers não a reconheçam como elemento da história da cultura projetiva do país.

28 abr 2021
Moema David Oliveira