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Giselle Barreto Martins

Mestre em Design (2016) pela Escola Superior de Desenho Industrial ? Esdi, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ e bacharel em Desenho Industrial com habilitação em Comunicação Visual (1999) pela PUC-Rio. Possui MBA 1ª Gerência em Marketing (2005) pela Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo - Espm-SP e pós-graduação Lato Sensu em Pesquisa de Comportamento e Consumo (2012) pelo SENAI Cetiqt. Atualmente é UX Designer do Grupo O Estado de São Paulo. Foi professora de Design Gráfico no Instituto Europeo di Design do Rio de Janeiro - IED-Rio e professora substituta na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro - EBA/UFRJ. Participa do grupo de pesquisa Imprensa e Circulação de ideias: o papel de jornais e revistas nos séculos XIX e XX, coordenado por Isabel Lustosa (FCRB) e Tania de Luca (UNESP/Assis). Possui sólida experiência profissional na área de Design Gráfico, principalmente com revistas de grande circulação. Seu principal interesse de pesquisa envolve o design de periódicos e sua influência no universo da cultura, comportamento, moda e consumo. 

Projetos
PPDESDI Mestrado

Antes do biquíni: evolução do traje de banho feminina no Rio de Janeiro sob a perspectiva do design (1808-1946)

 Este trabalho trata da evolução da roupa de banho feminina na cidade do Rio de Janeiro sob a perspectiva do design, com ênfase em aspectos da cultura e da tecnologia têxtil das fibras elastoméricas, considerando suas implicações para o desenvolvimento destas peças de vestuário. Para isso, foram utilizadas técnicas de revisão bibliográfica, análise de fotografias e, principalmente, de periódicos de época, em sua maioria, disponíveis na hemeroteca digital do site da Biblioteca Nacional. O Brasil é o maior mercado consumidor de moda praia do mundo e sua demanda interna é quase totalmente atendida pela industrial nacional. A opção por abordar o traje de banho feminino se baseia na representatividade deste público no conjunto do mercado consumidor. O período de tempo analisado inicia em 1808, ano em que a família real portuguesa se instala no Rio de Janeiro, impulsionando a difusão da moda e da prática do banho de mar terapêutico na cidade, e se encerra em 1946, ano em que o biquíni é lançado na França. A circunscrição ao território do Rio de Janeiro se apoia em dois fatores: a relevância política, econômica e cultural da cidade para o país e sua identidade cultural, marcadamente cosmopolita e praiana, simbolizada pela Zona Sul carioca. As mudanças observadas resultam de aspectos culturais e relativos à evolução da tecnologia têxtil, em espacial daqueles que influenciaram a redução das roupas de banho e o aumento de sua elasticidade e aderência ao corpo. Este estudo contribui para preencher uma lacuna em pesquisas sobre as características de um mercado tão significativo no Brasil.

29 mar 2016
Giselle Barreto Martins