
Freddy Van Camp
Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1968). Atualmente é professor auxiliar da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde coordena a implantação do Campus Regional de Petrópolis, onde está sendo implantado o curso de Arquitetura e Urbanismo. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Desenho Industrial, atuando principalmente nos seguintes temas: design, desenho de produtos, mobiliário, mobiliário de escritório e comunicação visual. Tema ampla experiência em Gestão de Design e atua em política de design em sua forma mais ampla.

Design+
Este projeto objetiva, além de trazer um breve estudo teórico sobre temas relacionados ao design de interação para a web, criar um ambiente de consulta, consumo e aprendizado, agregando artigos, boas práticas e toda sorte de materiais teóricos diversos relacionados ao design de interfaces para a internet, sejam eles pertencentes à área do design ou de áreas correlatas, gerando como resultado um site que além de funcionar como difusor de conteúdo relacionado ao tema, fomente a discussão e participação dos usuários e seja responsivo e usável de modo a abranger diferentes situações, modos e momentos de utilização, inclusive aquelas que se encontram no momento do projeto.

Eu também sou reciclável: um sistema para lidar com o lixo eletrônico.
Este projeto trata da sensibilização do cidadão do Rio de Janeiro sobre o problema do lixo eletrônico, que é altamente contaminante e rico, por meio de um sistema de serviços que se articulam. Através de uma campanha, uma intervenção em estabelecimentos comerciais de grande circulação, como os mercados, um concurso, uma gincana, um evento e um sistema de coleta. O projeto incentiva o o consumidor a pensar quanto a compra, uso e descarte de lixo eletrônico.

Multiplique: rede de ações para mulheres
"Multiplique: Rede de ações para mulheres" é um site que possibilita a visualização e implementação das ações sociais realizadas para mulheres a fim de criar mecanismos para ajudar o combate à violência de gênero. O site disponibiliza exemplos de iniciativas sociais e explica como reproduzi-las.

Pré-surf: entender antes e aproveitar melhor
O projeto tem o objetivo de criar um suporte com interface digital para a analisar as condições climáticas e do mar a fim de dar suporte aos praticantes do surfe. Desta forma revelando as condições marítimas de algumas praias do litoral carioca para a realização desta atividade. A coleta de informações para o projeto foi realizada em duas partes, a primeira se constituiu em uma pesquisa entre mídias impressas e online para entender os dados climáticos e na segunda foi realizada uma entrevista com dez pessoas para conhecer a experiência delas com o surfe. Com estes dados foram criadas 4 Personas e após a pesquisa foram escolhidas 10 praias para a cobertura do Pré-surf nas quais acredita-se que tenham grande relevância para esta atividade no Rio. As praias escolhidas foram Leme, Copacabana, Arpoador, Ipanema, Leblon, Barra, Recreio, Reserva, Prainha e Grumari.

Sacolão Itinerante
Baseando-se no projeto “Sacolão na Comunidade”, supervisionado pelo CEASA-RJ, o Sacolão Itinerante surge como um ônibus com possibilidades para a organização e aperfeiçoamento na manipulação de alimentos. Este trabalho busca solucionar os problemas que afetam os sacolões volantes, como a ausência de vigilância sanitária e a ineficiência da organização, à medida em que se propõe a manter a política da boa alimentação. O trabalho de campo foi realizado através de visitas em ônibus em diferentes partes do Rio de Janeiro.


Ponto Final de Ônibus
Este projeto consiste no desenvolvimento de uma estrutura para funcionários e passageiros que utilizam os pontos finais de ônibus do Rio de Janeiro, com o objetivo de humanizar as condições impostas nos locais finais e iniciais de embarque e desembarque. A pesquisa para o projeto foi realizada em duas etapas: a primeira foi feita em campo com o objetivo de identificar as principais necessidades da população que utiliza o transporte público, através de entrevistas com funcionários e passageiros, também houve a observação estrutural e funcional do sistema de ônibus para poder identificar suas principais falhas e possibilidades para a melhora através do projeto. A segunda etapa foi a análise dos resultados da primeira etapa com os temas mais recorrentes na pesquisa para definir o foco do projeto.

ReVer
O projeto visa captar a água proveniente do uso do chuveiro e pia do banheiro, submetê-la a um tratamento para que ela possa ser usado nas bacias sanitárias, reduzindo assim o consumo de água potável proveniente da estação de tratamento.

Revitalização da estação Praça XV de Novembro do transporte hidroviário carioca
Este projeto procura aplicar soluções de design e arquitetura na configuração do terminal do sistema hidroviário da Praça XV de Novembro. A partir das necessidades dos usuários e das características arquitetônicas da edificação, foi desenvolvida uma proposta de releitura do layout objetivando a otimização do fluxo de passageiros. Foram inseridos ao projeto soluções de mobiliários já existente no mercado e um projeto de sinalização com as características propostas no desenvolvimento deste.

Sistema para implementação de escolas de vela
Este trabalho mostra o processo de criação de um projeto que tem como objetivo final criar uma estrutura que sirva de base para que sejam implementadas novas unidades de projetos náuticos e escolas de vela que se localizam em beiras de praias, rios e lagoas. Tal projeto utiliza como referência o exemplo do IRN (Instituto Rumo Náutico) - Projeto Grael.

Maturidade: Sistema de organização dos pertences pessoais de idosos
O projeto consiste em um sistema de armazenamento e organização de pertences pessoais voltado para o publico idoso. Levando em conta as características e necessidades desse público, o sistema tem espaços que hierarquizam os objetos de acordo com importância e frequência de uso, minimizando as dificuldades diárias encontradas dentro do próprio lar. Respeitando o idoso como cidadão adulto, dotado de poder de decisão, porém, sem rotulá-lo como alguém que tem necessidades especiais.

A vida judaica
A partir do tema "Design e cidadania" propomos a apresentação de informação sobre a tradição e a cultura judaica para o público brasileiro em geral. Considerando as iniciativas do estado em celebrar a diversidade cultural brasileira, percebemos a carência de uma interface como esta no Rio de Janeiro, que divulgue os hábitos e práticas deste segmento da população, cuja etnia e religiosidade expressam parte da cultura carioca, fluminense e brasileira. Para isso, conceituamos forma e conteúdo para uma exposição de longa duração a se localizar no subsolo do Grande Templo Israelita do Rio de Janeiro. A abordagem da curadoria visa um eixo de aproximação com o público através de um fio condutor universal: as unidades de passagem do tempo. A exposição consiste de dez módulos que traduzem visualmente vários conceitos do judaísmo. São eles: Questão de fé; O Alef Beit; povo do Livro; Ética, moral e valores; O dia; A semana; O mês; O ano; a Vida e a História.

Aerodiy: gerador eólico
Este projeto busca apresentar uma alternativa de geração de energia a partir do conceito de DIY aplicado em comunidades. Tem como foco a utilização da energia dos ventos através de aerogeradores e o posterior armazenamento dessa energia em baterias capazes de eletrificar uma residência por determinado tempo. O aerogerador apresentado é de utilização doméstica e tem o intuito de ser facilmente fabricado.


BikeStop: bicicletário para o Rio de Janeiro
O projeto analisou diversos cenários, conseguindo definir os quatro maiores desafios que ciclistas encontram no meio urbano. O produto consiste em um conjunto de 4 módulos – estacionamento para bicicletas próprias, estacionamento para locação de bicicletas, banheiros e comércio- que possibilita diversas formas de arranjos dependendo do meio no qual seria inserido.

Fluxus- mobilidade inteligente
O projeto “Fluxus” tem como objetivo melhorar a acessibilidade e experiência de usuários do serviço municipal de ônibus no Rio de Janeiro, através de um ponto de ônibus digital com disponibilização de informações usufruindo de dispositivos tecnológicos como telas táteis e com reconhecimento de voz e sensores de GPS para ajudar os usuários a tomarem decisões e planejarem melhor suas viagens tornando-as mais seguras e eficientes. Foi utilizada a pesquisa etnográfica, exercida através da combinação de duas estratégias de abordagem: uma rápida e exploratória e a outra em profundidade, a primeira com uma visão mais ampla.

Mobiliário Transportável para Abrigo Temporário Interno
O TCC Mobiliário Transportável, da ex-aluna Bianca Mello de Carvalho, é baseado na precariedade do acolhimento de pessoas pós-desastre, e visa analisar os aspectos faltantes nesse atendimento e propor soluções baseadas na necessidade que um núcleo familiar precisa após sofrer com uma tragédia. O trabalho é fundamentado em dados sobre desastres naturais, e a quantidade de pessoas que por eles são afetadas, para que possa ser trabalhada a melhor maneira de abrigar as pessoas que são atingidas e ficam sem ter o que comer, o que vestir e onde ficar. O produto ideal para estas situações foi feito com o intuito de aproveitar da melhor maneira possível o espaço e ao mesmo tempo atender todas as necessidades de uma família dentro de um abrigo. O projeto exemplifica o produto com a especificação dos materiais usados, os protótipos feitos, até chegar no produto final, com a simulação de uso. Logo, trata-se de um projeto baseado na funcionalidade e finalidade de seu produto, a fim de proporcionar uma melhora na situação de pessoas que estariam em situação de calamidade.


Sanitário público: design e cidadania
O projeto tem como busca fazer uma análise dos sanitários públicos atuais, passando pelos primeiros relatos de construção de sanitários públicos, até os projetos futurista da atualidade, direcionando seu foco na cidade do rio de Janeiro e suas particularidades, dando uma atenção especial na situação de calamidade que a cidade é encontrada, após grandes eventos realizados nela. Propondo uma solução humanizada para os usuários de sanitários públicos em locais de grande circulação de pessoas.

Projeto de luminária de jardim
Tese (hoje TCC) da diplomação na Escola Superior de Desenho Industrial (1977). Este TCC estuda técnicas de iluminação visando desenvolver um projeto específico de iluminação de jardins, propondo um sistema versátil que integra técnica e estética, em resposta à falta de inovação e ao uso de produtos importados no mercado brasileiro.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

Design de jóias
Tese (hoje TCC) da diplomação na Escola Superior de Desenho Industrial (1978). Este TCC busca investigar e analisar a atividade de criação de joias, ressaltando a relevância do design especializado nesse setor e apresentando considerações gerais visando enriquecer a literatura disponível em língua portuguesa.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

Deslocador para paraplégicos
Tese (hoje TCC) da diplomação na Escola Superior de Desenho Industrial (1975). Este TCC aborda o projeto de um deslocador para pessoas com deficiência, funcionando como um apoio para a independência dessas pessoas, considerando indivíduos com paraplegia. O trabalho conta com detalhamento de materiais possíveis para utilização e estudos ergonômicos.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

Extintor de incêndio
Tese (hoje TCC) da diplomação na Escola Superior de Desenho Industrial (1975). Este TCC tem ênfase em Desenho Industrial, com o projeto de um Extintor de Incêndio. Conta com uma contextualização e um levantamento de dados sobre a importância do uso desse artefato para combate ao fogo. Também é possível ver uma extensa análise sobre as características físicas e legais do extintor.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

Equipamento de proteção individual : proteção respiratória
Tese (hoje TCC) da diplomação na Escola Superior de Desenho Industrial (1975). Este TCC explora o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) com foco na proteção respiratória, destacando a importância desses dispositivos para preservar a saúde do trabalhador em ambientes modificados pelo homem e potencialmente prejudiciais. Por fim, o projeto tem como produto final o desenvolvimento de um equipamento de proteção respiratória.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

Projeto de um desfibrilador cardíaco
Tese (hoje TCC) da diplomação na Escola Superior de Desenho Industrial (1975). Este TCC trata do desenvolvimento de um projeto de design para um desfibrilador cardíaco, visando atender à necessidade de dispositivos nacionais, melhorar a assistência técnica, e contribuir para o bem-estar e prolongamento da vida humana na área cardiológica.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

Taxímetro
Tese (hoje TCC) para diplomação de Desenho Industrial da Escola Superior de Desenho Industrial (1974) investiga a história do taxímetro no mundo e no Brasil, tendo como objetivo do projeto o redesenho de um.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.