Ricardo Oliveira da Cunha Lima
Ricardo Cunha Lima é designer de informação, ilustrador, doutor em design pela ESDI/UERJ e professor adjunto na UFPE/CAA. Lecionou na ESDI/UERJ, EBA/UFRJ, ECO/UFRJ, Infnet e foi coordenador de curso no IED.Rio (Istituto Europeo di Design). Trabalhou e colaborou para vários jornais e revistas, como Correio Braziliense, InfoGlobo, O Dia e Superinteressante. Pesquisa visualização de informação (também conhecido como design de comunicação): como enfoque em infografia, dataviz, ilustração e retórica visual, com um viés jornalístico. Foi colaborador do podcast Anticast e é fundador e colaborador do podcast Visual+mente.
A metáfora visual e enquadramento na infografia: o enfoque nos gráficos estatísticos
O principal objetivo desta pesquisa é identificar aspectos que influenciaram a compreensão e preferência de gráficos estatísticos da infografia, no âmbito do enquadramento e uso de metáfora visual entre designers e não-designers. Os objetivos específicos são: identificar o uso de metáforas em infográficos contemporâneos. Relacionar a teoria de metáfora cognitiva e retórica visual ao estudo de infografia e gráficos estatísticos. Verificar a compreensão de metáfora em infográficos junto a leitores-usuários através de estudo empírico.
Análise da Infografia Jornalística
Com a dinâmica da atualidade, cada vez mais o texto jornalístico tradicional se mostra insuficiente para atender à crescente necessidade de síntese de informação. Tal fato tem ocasionado o aprimoramento e a difusão dos infográficos jornalísticos, peças de design de informação que vêm cada vez mais se tornando ferramentas editoriais importantes. No presente trabalho, buscamos uma definição para o termo infografia jornalística e propomos alguns pontos a serem considerados em sua análise. A pesquisa foi voltada aos infográficos jornalísticos em revistas contemporâneas.