Wandyr Hagge Siqueira
Caminhos da Indústria de Anime
O intuito deste trabalho é oferecer uma análise das circunstâncias e métodos que formam essa indústria, analisando seus pontos altos e baixos. A partir daí, fica proposta a seguinte questão: "Em um contexto da indústria de produção e exportação de cultura global, quais lições podemos aprender analisando a indústria de anime?”.
O DESIGN DE MOBILIARIO NO BRASIL: UMA ANÁLISE HISTÓRICA SOBRE SUAS ORIGENS E SUA CONTINUIDADE
A pesquisa objetiva o estudo e a análise da produção de mobiliário no Brasil, entendo sua prática como pertencente ao design de produto, analisando como essa produção iniciou-se no país, e discorrendo sobre a importância dela para nosso fortalecimento enquanto designers no âmbito nacional e internacional. Através do estudo bibliográfico, buscou-se fundamentos históricos e analíticos para respaldar o ponto de vista do autor desse projeto, além de servir de base fundamental para a presente análise. A pesquisa foi ilustrada para auxiliar o leitor na jornada pelo conteúdo. Por fim, utilizando ferramentas e softwares digitais, foi realizada o processo de escritura da presente pesquisa, procurando sempre melhorá-la. Palavras chave: Mobiliário, Design de Produto, Análise Histórica, Pesquisa Histórica
VER E OUVIR: A Evolução das Embalagens dos Sistemas Sonoros
O seguinte trabalho é fruto de uma pesquisa historiográfica envolvendo os artefatos de armazenamento de som e suas embalagens. Ele foi idealizado a partir do desejo da autora, como estudante de design, de unir o interesse pela música junto com temáticas inerentes ao curso de sua formação.
Levantamento dos perfis e jornadas de usuários para buscas em sistemas de informação de acervos e coleções de mídia – O caso do Sistema Shiro
Esta pesquisa tem como finalidade um levantamento de perfis de usuário do Shiro, plataforma de gestão de conteúdo desenvolvida pela empresa brasileira Plano B, com foco no processo de recuperação da informação.
Este estudo aborda a evolução dos sistemas de busca e indexação da informação assim como questões de experiência de usuário e de desenho de interfaces digitais, dando exemplos de implementações contemporâneas. Nele é documentado também o processo de criação de personas através de estudos com usuários.
Sonar Uma aventura submarina
Este relatório trata das importâncias e etapas do desenvolvimento do áudio jogo Sonar, disponível em https://sonarjogo.github.io/Sonar_O_Jogo/ . Ele se passa em um submarino brasileiro durante a segunda guerra mundial e apresenta fins educativos acerca das complicações políticas que o Brasil passava na época. Apesar deste tópico já ser importante, o verdadeiro objetivo é fazer um jogo acessível tanto para pessoas cegas quanto para videntes. O submarino passa então de uma ambientação para uma metáfora, dado que, como os cegos, também se localiza por meio de sons. E, por ser uma experiência de confinamento, é extensiva a muitos de nós durante a pandemia de COVID-19.
UNIPEDIA: enciclopédia interativa de inter-fé: plataforma baseada na comunicação intercultural,diálogo inter-religioso, design e tecnologia
Este projeto é a concepção e construção de uma plataforma online, a UNIPEDIA: enciclopédia interativa de inter-fé. A plataforma define conceitos da espiritualidade e da religião, e sugere a possibilidade de diálogo e pontos em comum entre as fés. Foi projetada como utilidade pública, com foco nos usuários que estão buscando algum caminho espiritual ou são curiosos para saber mais sobre os assuntos abordados.
O objetivos principais são 3: informar sobre as religiões e espiritualidade, mostrar os pontos em comum entre as muitas fés e conscientizar sobre a importância do diálogo inter-religioso. A concepção da plataforma é baseada na comunicação intercultural, no diálogo inter-religioso e utiliza o design e a tecnologia como ferramentas para tal.
O presente relatório visa mostrar as etapas de concepção e construção da plataforma UNIPEDIA, para fins de graduação em Desenho Industrial/Design.
Protótipo disponível em: https://adobe.ly/2XXHbEC
De dentro a experiência é outra
Este projeto tem como principal finalidade desenvolver um novo conceito em relação à experiência da compra de móveis, se desdobrando em um projeto híbrido com três diferentes vertentes. Visa atrair tanto os interessados em design de interiores e arquitetura quanto curiosos, apaixonados por gastronomia, música e artes. Tem como principais características a experiência fundada na integração entre os cinco sentidos e a inovação através da realização de projetos desenvolvidos por estudantes ou recém formados selecionados por editais. Tem como pré-requisito sua instalação em uma casa definida como patrimônio histórico de acordo com a prefeitura local. Tendo conhecimento da falta de eventos com proposta similar ou com distanciamento dos eventos anteriores, foi possível mesclar experiências de diversos setores identificados como concorrentes para o melhor entendimento do serviço. A partir da observação desses setores, foram geradas diversas alternativas até a definição das características propostas pelo evento: integração, inovação e experimentação.
Pioneiros do Design Brasileiro no Projeto de Automóveis
Não se questiona que o design seja um saber naturalmente multidisciplinar. Os projetos da indústria automobilística ilustram esse ponto magistralmente: do ato de inventar à engenharia da produção; do design de exteriores aos interiores; das autopeças às diversas tintas. Projetos desenvolvidos em engenharia simultânea, produzidos em diversos países do mundo e montados onde quer que se mostre mais rentável. A moderna indústria automobilística mostra-se, nesse sentido, global. Mas como harmonizar os gostos e as legislações locais a essa estrutura produtiva internacional? Esta dissertação ilustra alguns aspectos da estratégia de projetos em design automobilístico tomando como base a experiência brasileira. Foram entrevistados os mais destacados designers brasileiros de automóveis dos pioneiros aos mais importantes profissionais contemporâneos. Embora as estratégias das empresas sejam diversas fato que impede uma única conclusão -, esta dissertação lança luzes sobre os desafios do desenvolvimento de projetos automobilísticos onde o projeto é global mas as vendas são locais.
Mobiliário brasileiro de exportação: um estudo da competitividade da indústria com foco em São Bento do Sul, SC
Com a estabilização econômica alcançada a partir da implantação do Plano Real em 1994, o foco da agenda econômica do país mudou, da obsessão pelo combate à inflação e aos problemas do balanço de pagamentos, para novas preocupações, como, crescimento econômico sustentável, microeconomia do desenvolvimento e competitividade. Nesse sentido, tornam-se importantes os estudos sobre o setor industrial, por esse continuar mantendo-se como o setor de maior potencial indutor do crescimento econômico no Brasil. São Bento do Sul, situado no planalto norte de Santa Catarina, e assunto dessa dissertação, ocupa posição relevante no cenário da indústria moveleira do país, sendo responsável por quase a metade das exportações brasileiras de móveis. Uma melhor compreensão da dinâmica da realidade do arranjo produtivo em questão, demanda a utilização de metodologia que se aplique à análise de setores industriais. A teoria da vantagem competitiva de Michael Porter, considerando os conceitos de que, são as empresas e não as nações que competem no comércio internacional, e que, a unidade básica de análise para se compreender a competição é a indústria, disponibiliza instrumental que permitiu pontuar os determinantes que contribuíram para a formação das vantagens competitivas de São Bento do Sul. No decorrer da análise, revelou-se uma estrutura da indústria com forte poder de uma das forças (compradores), personificada hoje, a nível local, pelas agências exportadoras. Em razão desse desequilíbrio em favor dos compradores, observado na estrutura da indústria, haverá um amplo direcionamento para a busca de vantagens de menor custo e não de diferenciação. Apresenta-se como de fundamental importância, o resgate da idéia de que a estrutura da indústria não é imutável, podendo as empresas com suas estratégias, influenciá-la a seu favor. Ações nesse sentido, poderão potencializar o envolvimento futuro da indústria de serviços de design, evitando assim o equívoco de se pensar em sua inserção autônoma, ignorando o fato de que, o design estará sempre submetido a uma leitura econômica.