
Barbara Castro
Barbara Castro tem atuação teórico-prática nos campos de arte e tecnologia, visualização de dados e design de interação e experiência. Tem particular interesse no design de culturas regenerativas e pensamento biocêntrico, na visualização de dados como meio de sensibilização socioambiental e no desenvolvimento sustentável, crítico e criativo de novas tecnologias. Doutora (2018) em Artes Visuais na Escola de Belas Artes da UFRJ, mesma instituição em que defendeu seu mestrado (2013) em co-orientação com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Sua pesquisa e produção em arte, tecnologia e visualização de dados já foram apresentadas na França, Dinamarca, Portugal, Colômbia e no Brasil em locais como Museu de Arte Moderna (RJ), Museu Nacional da República (DF), Instituto Inhotim (MG), entre outros. Seus trabalhos já foram citados em publicações e eventos internacionais na Espanha, na Austrália e na China, como no evento Siggraph Asia. É co-fundadora e atual diretora de criação do estúdio Ambos&& que une design, arte e tecnologia para projetos culturais e educativos. Ambos&& realiza concepção, curadoria e design de exposição, além de desenvolver instalações interativas. O estúdio já realizou projetos em todas as unidades do Centro Cultural Banco do Brasil, e no Rio de Janeiro em importantes instituições como Museu do Amanhã, Oi Futuro, Museu Nacional (UFRJ), Casa Firjan entre outros. Destacam-se as exposições Vamos Comer (2017) na Galeria BNDES, Existência Numérica (2018) no Oi Futuro e Data Corpus (2019) na Casa Firjan.

Atmosfera Carregada - Uma representação artística dos dados de poluição atmosférica do município do Rio de Janeiro
Atmosfera Carregada é uma obra de visualização artística cujo objetivo é sensibilizar pessoas sobre a situação da qualidade do ar no município do Rio de Janeiro e seus impactos socioambientais. Os dados utilizados para o desenvolvimento da obra provêm do Programa de Monitoramento da Qualidade do Ar da Prefeitura do Rio de Janeiro (MonitorAr-Rio). A proposta parte do pressuposto que a visualização artística pode não só simplificar dados complexos mas também provocar respostas emocionais, tornando visível aquilo que anteriormente estava oculto. O presente relatório revisita conceitos de visualização de dados e de visualização artística, discutindo sua história e diferenças. Além disso, inclui também um estudo de obras similares, a definição do escopo e da metodologia, o processo de descoberta de dados, de codificação visual, da montagem e a produção da obra. Por fim, é feita uma avaliação daquilo que foi desenvolvido a partir de entrevistas semi-estruturadas.


Desenvolvimento de um livro ilustrado interativo: Aproximando crianças de temáticas ambientais
Este trabalho foi elaborado com o objetivo de desenvolver um livro ilustrado interativo que promovesse uma experiência de aproximação com temáticas ambientais, voltado ao público-alvo de 6 a 8 anos, sobre o oceano e espécies marinhas brasileiras que habitam os recifes de corais. Foi desenvolvida uma pesquisa de fundamentação teórica centrada nos tópicos: design editorial em livros infantis e suas características projetuais, projeto da narrativa visual e escrita, tipos de livros, níveis de interatividade analógica e engenharia de papel. Em seguida, foi realizada uma análise de similares sobre publicações com temáticas ambientais e uma pesquisa sobre espécies brasileiras e recifes de corais. O livro foi desenvolvido com base nos itens pesquisados e apresenta a história de um tubarão que viaja pelo oceano, encontrando diferentes espécies. Ele também traz interações para estimular novas formas de leitura e atrair a atenção das crianças.


Redesign da plataforma Wikifavelas para uma comunicação agroecológica
Este trabalho analisa a comunicação em redes sociais de um ONG de agroecologia, o Centro de Integração da Serra da Misericórdia. A partir dessa experiência concreta, foi desenvolvida um novo tipo de plataforma mais adequado para a realização, manutenção e registro da comunicação institucional de uma organização de perfil semelhante. O trabalho se debruça sobre o histórico do CEM e suas tentativas de estabelecer uma presença online, analisando os problemas encontrados, e finalmente desenvolve uma nova plataforma, com fluxos adaptados a necessidade do projeto. Se insere, portanto, no campo do design de interação.


Vozes do território
O trabalho apresenta um projeto expositivo intitulado "Vozes do Território", que investiga as manifestações culturais de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, por meio de narrativas orais e expressões artísticas.
O objetivo da exposição é destacar a pluralidade cultural do município e incentivar reflexões sobre identidade e memória coletiva. A pesquisa é fundamentada em conceitos de design de exposição, curadoria de territórios, cartografia afetiva e oralidade, com foco em metodologias interativas.
A mostra é composta por instalações que abordam temas como memória afetiva, mobilidade urbana, infâncias e juventudes locais. O processo de criação envolveu entrevistas com movimentadores culturais, experimentações técnicas e investigações no campo do design de futuros.
Mais do que apenas documentar, o projeto busca potencializar o reconhecimento e a valorização das percepções, sonhos e observações dos moradores do território.


Inteligência Artificial como ferramenta para o Design
Esta pesquisa explora a arte generativa, com foco no algoritmo Fidenza, criado por Tyler Hobbs em 2021, que utiliza a técnica de programação Flow Field para produzir peças com retângulos curvos e paletas de cores pastéis. O estudo investiga como a arte gerada por algoritmos e as NFTs (tokens não fungíveis) influenciam a percepção da arte digital no século XXI, à luz das perspectivas históricas e sociais.
A pesquisa faz referência a conceitos teóricos de Roland Barthes e Vilém Flusser sobre a representação e instrumentalização das imagens, e como essas ideias se relacionam com a arte generativa contemporânea. O projeto também examina a crítica de Walter Benjamin sobre a "aura" das obras de arte e considera se a arte generativa pode reverter a perda dessa aura. O objetivo é avaliar o papel da máquina na criação artística e se algoritmos, como o Fidenza, introduzem novas formas de autoria e vida nas obras de arte. A investigação teórica se baseará na análise crítica de bibliografia e obras de arte, buscando compreender as interações entre a criatividade humana e a tecnologia na arte digital.
