--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5

Marcelo Jorge Barbalho Junior

Olá, meu nome é Marcelo Barbalho, moro na zona oeste do Rio de Janeiro, sou estudante de design na UERJ, Faço parte do Grupo DesEduca Lab, que consiste num laboratório de design e educação que atua na ESDI desde 2019.

Dentro desse laboratório, nasceu o Projeto Design & Escola que é uma parceria entre a ESDI e o Cap-UERJ, onde desenvolvemos o “Guia Prático de Introdução ao Design” que apresentamos nas aulas para os alunos do 9º ano do fundamental e 1º ano do ensino médio.

Fui monitor de seminário no P&D DESIGN 2022 14º edição do congresso sobre design de campo, que ocorreu em parceria entre a ESDI/UERJ e a ESPM. 

Fiz parte da organização dos eventos acadêmicos SOMOS e Janelas Abertas, que consistem em promover o ensino, a pesquisa e a extensão do conhecimento em design na ESDI. 

Completei a comissão de seleção da mostra de cartazes como o representante dos estudantes da instituição. Os 20 cartazes criados por alunos e egressos em celebrações do ESDI 60 Anos, a Escola, em parceria com o MAM-Rio, realizou uma exposição no final de novembro de 2023 no mezanino do museu.