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Rita de Cássia da Costa Alcântara

Rita Alcantara possui graduação em Desenho Industrial pela Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ESDI / UERJ) e mestrado em Design também pela ESDI / UERJ. Tem experiência profissional como designer gráfico e designer de exposições. Aprovada no concurso público em 2006 na Fundação Oswaldo Cruz para o cargo de Tecnologista em Saúde Pública. Atuou na Coordenadoria de Comunicação Social da Presidência da Fiocruz de 2006 a 2010. Coordenou por dez anos o Serviço de Design de Exposições e Produtos de Divulgação Científica do Museu da Vida, Fiocruz e atualmente é coordenadora do Núcleo de Mídias e Diálogo com o Público do referido museu. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Design ESDI / UERJ. Tem interesse pelos temas: Sustentabilidade, Educação Museal, Design de Exposições, Design Sustentável, Design Gráfico, Design de Interação, Design Editorial, História do Design Brasileiro, entre outros.

Projetos
PPDESDI Mestrado

Kósmos, um resgate para a história do Design Gráfico Brasileiro

No Brasil, o campo profissional do design não costuma valorizar seu passado histórico e o que se observa é um desconhecimento da produção nacional antes da institucionalização do ensino dessa área do conhecimento. Assim, este trabalho procurou abordar as origens do design gráfico brasileiro por meio de um resgate histórico, analisando uma publicação periódica do início do século 20 como exemplo do que era feito no Brasil no campo do design gráfico antes mesmo dos profissionais utilizarem a denominação designer. A publicação periódica escolhida foi a revista Kósmos, uma das chamadas revistas ilustradas que circularam na cidade do Rio de Janeiro na primeira década do século 20, mais precisamente de 1904 a 1909. Procurou-se determinar e observar as soluções gráficas empregadas na revista de modo que se pudesse contribuir para a sistematização de conhecimento no meio acadêmico e profissional de design.

22 jan 2008
Rita de Cássia da Costa Alcântara
PPDESDI Doutorado

Uma abordagem participativa para a elaboração de exposições museais

Este estudo aponta como pressuposto a importância da participação do público na elaboração de exposições museais, e destaca a necessidade de transformar os museus em espaços mais democráticos e inclusivos. Seu foco está em métodos participativos de elaboração de exposições, visando a participação ativa do público visitante no processo de concepção desse serviço. O objetivo desta tese é a delineação de um método para a elaboração participativa de exposições museais que possibilite a atuação do público visitante do museu no processo de concepção de uma exposição.

Rita de Cássia da Costa Alcântara