Raquel Leal Cunha Cruz Pereira
Mestranda em Design pela Escola Superior de Desenho Industrial (Esdi), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Graduada em Design pela Esdi/UERJ. Atua no Laboratório de Pesquisa Design Educação - DesEduca Lab (Esdi/UERJ), cuja proposta é construir conhecimentos e articular pessoas, ações e afetos voltados aos usos do Design como meio transformador de práticas educativas. Participa do grupo de estudos "Design & Escola". Atua como bolsista do ResiliSUS - Laboratório de Tecnologias para a Resiliência dos Serviços no âmbito do SUS, pertencente à Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), desenvolvendo materiais gráficos e editoriais para divulgação científica.
Cápsula do tempo: uma dinâmica pedagógica para desenvolvimento de comunicação afetiva professora-aluna
O presente trabalho de conclusão de curso contextualiza-se no cenário escolar do Rio de Janeiro, com a dificuldade de desenvolver abordagens pedagógicas diferentes do modelo de ensino tradicional e expositivo. Com isso, busca-se investigar o design como ferramenta estratégica para os ambientes escolares, potencializando a comunicação entre docentes e discentes. Entretanto, por consequência da pandemia de COVID-19 e a necessidade de isolamento social para preservar a vida das pessoas, todas as etapas do projeto foram realizadas remotamente. Assim, com o auxílio de plataformas dos meios digitais, contou-se com a colaboração de duas professoras parceiras — redes públicas e privadas —, em que o projeto final teve as demandas de seus cenários específicos trabalhados. O resultado, ao final do projeto, foi um artefato didático, no qual reúne sugestões de dinâmicas pedagógicas focandona individualidade das alunas. Dessa forma, ressalta-se a contribuição dodesign como uma área do conhecimento capaz de trabalhar em cenários complexos e com questões de diferentes realidades.
Design atrelado ao mercado: uma análise do discurso da publicidade em paralelo com a condição de trabalho dos designers gráficos
Esta pesquisa visa analisar o cenário do design gráfico no Rio de Janeiro, focando nas relações de trabalho e na influência da formação acadêmica e cursos livres sobre os profissionais da área. O crescimento das plataformas online tem promovido a venda de cursos de design gráfico, frequentemente com promessas de sucesso profissional, impulsionadas por estratégias de marketing que reforçam a meritocracia e a urgência. Esse fenômeno reflete a lógica neoliberal e a individualização das responsabilidades sociais.
A pesquisa examina a discrepância entre a promessa de sucesso e as condições reais de mercado para designers gráficos, evidenciando a falta de dados consistentes sobre salários e condições de trabalho devido à ausência de um piso salarial nacional. Além disso, discute o impacto da precarização do trabalho autônomo no setor, onde a maioria dos profissionais não possui estabilidade e enfrenta baixos rendimentos.
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