--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5

Raquel Leal Cunha Cruz Pereira

Mestranda em Design pela Escola Superior de Desenho Industrial (Esdi), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Graduada em Design pela Esdi/UERJ. Atua no Laboratório de Pesquisa Design Educação - DesEduca Lab (Esdi/UERJ), cuja proposta é construir conhecimentos e articular pessoas, ações e afetos voltados aos usos do Design como meio transformador de práticas educativas. Participa do grupo de estudos "Design & Escola". Atua como bolsista do ResiliSUS - Laboratório de Tecnologias para a Resiliência dos Serviços no âmbito do SUS, pertencente à Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), desenvolvendo materiais gráficos e editoriais para divulgação científica.

Projetos
Graduação Design

Cápsula do tempo: uma dinâmica pedagógica para desenvolvimento de comunicação afetiva professora-aluna

O presente trabalho de conclusão de curso contextualiza-se no cenário escolar do Rio de Janeiro, com a dificuldade de desenvolver abordagens pedagógicas diferentes do modelo de ensino tradicional e expositivo. Com isso, busca-se investigar o design como ferramenta estratégica para os ambientes escolares, potencializando a comunicação entre docentes e discentes. Entretanto, por consequência da pandemia de COVID-19 e a necessidade de isolamento social para preservar a vida das pessoas, todas as etapas do projeto foram realizadas remotamente. Assim, com o auxílio de plataformas dos meios digitais, contou-se com a colaboração de duas professoras parceiras — redes públicas e privadas —, em que o projeto final teve as demandas de seus cenários específicos trabalhados. O resultado, ao final do projeto, foi um artefato didático, no qual reúne sugestões de dinâmicas pedagógicas focandona individualidade das alunas. Dessa forma, ressalta-se a contribuição dodesign como uma área do conhecimento capaz de trabalhar em cenários complexos e com questões de diferentes realidades.

30 dez 2021
Vários responsáveis
Luana Mendonça Batista
Raquel Leal Cunha Cruz Pereira
PPDESDI Mestrado

Design atrelado ao mercado: uma análise do discurso da publicidade em paralelo com a condição de trabalho dos designers gráficos

Esta pesquisa visa analisar o cenário do design gráfico no Rio de Janeiro, focando nas relações de trabalho e na influência da formação acadêmica e cursos livres sobre os profissionais da área. O crescimento das plataformas online tem promovido a venda de cursos de design gráfico, frequentemente com promessas de sucesso profissional, impulsionadas por estratégias de marketing que reforçam a meritocracia e a urgência. Esse fenômeno reflete a lógica neoliberal e a individualização das responsabilidades sociais.

A pesquisa examina a discrepância entre a promessa de sucesso e as condições reais de mercado para designers gráficos, evidenciando a falta de dados consistentes sobre salários e condições de trabalho devido à ausência de um piso salarial nacional. Além disso, discute o impacto da precarização do trabalho autônomo no setor, onde a maioria dos profissionais não possui estabilidade e enfrenta baixos rendimentos.

.

Raquel Leal Cunha Cruz Pereira