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Paola de Lima Vichy

Doutora em Design pela ESDI/UERJ, com pesquisa sobre os impactos da pandemia com objetivo de apresentar cenários futuros para o ensino do Design. Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011) e graduada em Design de Produto pela UFRJ. Atualmente é professora dos cursos de Design e Design Gráfico na Universidade Estácio de Sá. Atuou como professora substituta no curso de Design Industrial da UFRJ. Já lecionou nos cursos de Design do Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (SENAI CETIQT), de Engenharia do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) e curso de pós-graduação em Styling da Universidade Veiga de Almeida (UVA). Interesses na área de Inovação, Design de Produto, Inovação Social, Estudos de Futuros e Ensino.

Projetos
PPDESDI Doutorado

Cenários futuros para o ensino do design

O futuro é moldado por transformações históricas, especialmente as tecnológicas e sociais, o que enfatiza a importância das habilidades como empatia, criatividade e resiliência. Eventos marcantes, como epidemias e guerras, têm o poder de acelerar ou alterar mudanças já em curso na sociedade, como visto na pandemia de Covid-19, com a incorporação das ferramentas de tecnologia no dia a dia. A presente pesquisa foi elaborada com o propósito de contribuir com o entendimento dos impactos da pandemia no ensino, com objetivo principal de desenvolver cenários futuros para o ensino do Design no Brasil. O trabalho está dividido em quatro capítulos, o primeiro apresenta um panorama histórico das características do ensino do Design no Brasil. O segundo demonstra estratégias e desafios no ensino do Design durante a pandemia, identificados por meio de uma ampla pesquisa exploratória com diferentes métodos. No terceiro capítulo, as informações levantadas foram analisadas e transformadas em elementos para construção dos cenários, conforme metodologia de prospecção, o que culminou na definição de dois eixos direcionadores para os cenários, a ubiquidade digital e a consciência holística. O resultado, apresentado no capítulo 4, é a criação de quatro cenários futuros distintos: o cenário desejado, que serve como referência normativa e representa o ideal; dois cenários intermediários, que capturam nuances e variações, podendo favorecer mais um eixo do que o outro; e o cenário indesejado, também conhecido como cenário crítico ou adverso, que deve ser evitado. Os cenários não se configuram como previsões definitivas, mas sim narrativas que constituem uma plataforma de elementos para debates sobre o futuro, possibilitando a exploração de várias perspectivas dos interessados. Considera-se que o trabalho contribui para o campo, fornecendo insights para construção de um ensino futuro do Design no Brasil mais inclusivo, atualizado e, sobretudo, preparado para os desafios que estão por vir.

05 abr 2024
Paola de Lima Vichy