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Pamela Marques

Graduada em Design de Interiores pela Universidade Estácio de Sá - UNESA/RJ, com especialização em Design de Mobiliário pela Universidade Veiga de Almeida - UVA/RJ e mestrado em Design pela Universidade de Brasília - UnB/DF. Atualmente, curso doutorado na Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - ESDI/UERJ, com doutorado sanduíche na Universidad de Chile. A pesquisa tem como foco o design espontâneo periférico, principalmente latino-americano, e suas questões sociais e políticas. Na condição de professora substituta, lecionei disciplinas de Projeto de Produto (PP) no curso de graduação do Departamento de Design - Din UnB, 2019/2020. Também fui instrutora e coordenadora do curso técnico em Design de Interiores do Senac Duque de Caxias - Rio de Janeiro. Na prática profissional, tenho experiência em design de interiores residenciais e comerciais, projetos de mobiliário e em design de exposições. Na pesquisa científica, tenho especial interesse nos temas de decolonialidade/anticolonialidade, formas alternativas, subversivas e desobedientes de produção e participação, design, América Latina e revolução social.

Áreas de interesse
decolonialidade Revolução social
Projetos
PPDESDI Doutorado

Design (re)existência como dispositivo para uma pedagogia encantada

Recuperando a essência questionadora e revolucionária do campo do design, esta pesquisa se inicia com um reconhecimento de parte da história da América Latina e Caribe numa leitura descolonial, materialista e dialética. Para em seguida, apoiada no método doble crítica de Lao-Montes & Vázquez, desenvolver: uma crítica imanente — sobre a produção da vida na América Latina e Caribe e sua relação com o design; e uma crítica transcendente — uma interpretação subalterna desta produção a partir da materialidade encontrada no espaço urbano da periferia capitalista, especificamente o design (re)existência: a gambiarra brasileira, a desobediência tecnológica cubana, el hechizo chileno, entre outros. A partir disso, a proposta principal deste trabalho se torna a investigação de como o design (re)existência pode atuar através de uma pedagogia humanista, alinhada aos conceitos de decolonialidade e participação. E assim, impulsionar a criatividade desobediente e confrontante à hegemonia para a construção de uma consciência crítica da realidade latino-americana. Para tanto, estas práticas assumem o protagonismo de tecnologia política para alcançar o imaginário coletivo através da materialidade dos objetos. De maneira objetiva, a elaboração de uma proposta de uma contradisciplina para a formação acadêmica de graduação, possível de ser ampliada a nível internacional na América Latina e Caribe, tendo como base uma pedagogia encantada, uma pedagogia que afirma a vida. Como resultados, espera-se a formulação de um curso que estimule o conhecimento por parte dos estudantes das diversas e contraditórias histórias que compõem a América Latina e também o fortalecimento da comunidade do design comprometida com a autonomia e a liberdade da produção material e simbólica da vida neste território mestiçado, híbrido e sobretudo, resistente. 

Pamela Marques