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Samuel Florensio Rodrigues Otaviano

Doutorando em Design pela ESDI-RJ, mestre em Design pela PUC-RJ (2015). Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade Estácio de Sá (2009), especialização (MBA) em design estratégico pela ESPM-RJ (2011) e formação técnica em programação Visual pelo SENAI/RJ de Artes Gráficas (2000). Ampla experiência no mercado de design com passagens por agências do Rio de Janeiro e de São Paulo. Integrante do grupo de pesquisa NelGraf - Núcleo de Estudos em Linguagens Gráficas. Tem interesse pelo aspecto interdisciplinar do design gráfico dentro da linha de pesquisa que engloba comunicação, cultura e artes.

Projetos
PPDESDI Doutorado

A iconicidade no design de André Vallias: uma análise baseada na semiótica

Esta pesquisa explora a influência da prática poética de André Vallias na sua atividade como designer pela produtora Refazenda, focalizando nas interações entre essas duas áreas. O objetivo geral é evidenciar as interseções entre poesia e design em suas produções e como o pensamento decorrente desta prática, especialmente a partir do seu conceito de diagrama, se manifesta em sua atuação. Adotando a semiótica de Peirce como referencial teórico, este estudo de caso investiga como elementos verbais, visuais e interativos se integram nas suas criações, buscando compreender reverberações recíprocas entre a poesia experimental e o design contemporâneo. A metodologia adotada é qualitativa e combina a análise semiótica das produções da Refazenda com a entrevista concedida pelo poeta e designer. Da amostra constituída pelas publicações disponíveis no site da produtora, seis das mais representativas para os interesses da pesquisa foram selecionadas para a análise baseada nas dimensões sintática, semântica e pragmática. A entrevista com o designer forneceu uma visão aprofundada sobre suas influências e práticas, ajudando a contextualizar os dados obtidos nas análises por meio da triangulação. Os resultados revelam que a prática poética de Vallias é um fator determinante em suas produções de design, evidenciando a perspectiva integradora de uma linguagem híbrida. A análise demonstra como a iconicidade, uma propriedade eminentemente associada ao signo icônico e à categoria de primeiridade de Peirce, molda a estética, as potencialidades de significação e a pragmática das produções, revelando a interseção entre poesia e design. As conclusões da tese ressaltam a relevância da prática poética no design gráfico de Vallias, identificando a adoção de perspectivas criativas na combinação de diferentes mídias. O trabalho contribui para a compreensão teórica sobre os cruzamentos entre poesia e design e não apenas amplia o conhecimento sobre a influência recíproca dessas áreas, como também destaca a importância da abordagem interdisciplinar na análise de suas práticas.

2024
Samuel Florensio Rodrigues Otaviano