--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5

Mesa: Lá e Cá, conexões Brasil-Portugal

O Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Esdi/UERJ realizou a primeira edição do Arquitetura em Debate, onde ocorreu a mesa: Lá e Cá, conexões Brasil-Portugal. Nesta edição,  receberam o Prof. Dr. João de Souza Moraes, com a palestra “Arquitetura Tropical Lusófona”, e o Prof. Dr. Mário Márcio Santos Queiroz, com a palestra “Habitação de Interesse Social: Desafios das Cidades Contemporâneas”.


João de Sousa Morais

Arquiteto, Professor Catedrático pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa; Diretor do Departamento de Arquitetura responsável pelo Doutoramento em Arquitetura na versão intensiva destinada a estudantes estrangeiros; Especialista nos estudos conceituais para a África Lusófona, com ênfase no Desenho Urbano e Patrimônio Arquitetônico; Responsável pela última série na pós-graduação da Faculdade de Arquitetura; 35 anos de atuação como profissional liberal, em atelier da VAO Arquitetos Associados, com publicação dos trabalhos realizados pela Editora Caleidoscópio em 2010; Vários prêmios nacionais e internacionais em arquitetura e no campo do planejamento urbanístico,  em países africanos como Cabo Verde e Moçambique.

Mário Márcio Santos Queiroz

Arquiteto e Urbanista (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Silva e Souza, 1982). Atuação por mais de 30 anos na arquitetura corporativa, em empresas como VARIG e Banco Itaú, dentre outras. Especialista em Sociologia Urbana (Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ, 1994). Mestre em Arquitetura e Urbanismo (Universidade Federal Fluminense/UFF, 2011). Doutor em Arquitetura e Urbanismo – (Universidade Federal Fluminense/UFF, (2016). Professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo dos Institutos Superiores de Ensino do CENSA - ISECENSA (Campos dos Goytacazes). Coordenador do Núcleo de Estudos da Habitação – NUHAB/ISECENSA; Membro Colaborador do Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design – CIAUD, da Faculdade de Arquitetura, Urbanismo e Design – FauD da Universidade de Lisboa – Portugal; Pesquisador do Grupo de Estudos Transformação, Integração e Gestão do Território, da Universidade Federal Fluminense – UFF; Ex-consultor do Food and Agriculture Organizations of the United Nations – FAO/ONU.