--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5

ILHAS DE NAVEGAÇÃO

Ilhas de navegação é a nova exposição individual da artista visual Claudia Tavares, que inaugura em 5 de setembro, na Galeria Candido Portinari, no campus da UERJ do Maracanã.

“Em Ilhas de Navegação, a artista Claudia Tavares conta sobre a noção de instabilidade por meio da percepção dos lugares que ocupamos, como porções moventes, dada sua momentaneidade. É como se disses-se: é preciso, para viver, que um dia se navegue”, dia a curadora Cinara Barbosa.

Nesta exposição individual, que parte da experiência da artista em um navio cargueiro, onde permaneceu embarcada em alto mar por seis dias, Eu, ilhas - instalação com 3 vídeos projetados e um áudio para ser ouvido em fones.

É apresentado um conjunto de trabalhos inéditos espacializados em núcleos, ou melhor, em três ilhas de percurso. Uma delas é composta por três vídeos com dimensões distintas cada um, que ora podem aludir a escotilhas, ora à uma espécie de visor. Configuram enquadramentos enfaticamente propositivos, pois é preciso compreender a ênfase naquilo que foi visto e escolhido a partir da observação experenciada da artista. A outra ilha de percurso é composta por um áudio onde se escuta o poema “Navegar é preciso”, de Fernando Pessoa, desconstruído na voz da artista.

A terceira ilha de percurso é a instalação Notas de Navegação, composta por vários cadernos de anotações colocados sobre totens que têm suas páginas brancas, azuis e cinzas movidas pelo vento. Cada um está marcado com impressões de imagens, associações e ideias rascunhadas em palavras, imagens e garatujas dos processos da artista-observadora.

O conjunto de trabalhos reflete sobre a condição de instabilidade constante em que vivemos, e elege o vento como elemento responsável por ditar a direção e as condições do mar e das marés em analogia aos nossos próprios movimentos na vida.

Claudia Tavares é uma artista que destaca a "observação" como método. - CINARA BARBOSA

 

Serviço

Ilhas de Navegação, de Claudia Tavares

Curadoria: Cinara Barbosa

Galeria Candido Portinari

Abertura 5 de setembro, de 18 às 20h

Visitação de 06/09 a 17/10, de segunda à sexta, das 10 às 19h

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-010

Contato: Claudia Tavares, claudia@claudiatavares.com, 21 99301-5958