--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5
Design

O design brasileiro e suas relações com a ciência, inovação e tecnologia

O design brasileiro e suas relações com a ciência, inovação e tecnologia reunirá designers, empreendedores, estudantes, pesquisadores e professores em um seminário de três horas para aproximar o que há de mais atual em termos de Design, conhecer e trocar experiências com empreendedores criativos cujas organizações conquistaram seu "lugar ao sol" em setores de vanguarda em nível nacional e mesmo mundial, conhecer métodos de ensino do Design em apoio à geração de produtos e serviços criativos e inovadores e promover as empresas graduadas da ESDI e de outras incubadoras da UERJ e brasileiras que apresentam casos inspiradores. O evento é realizado pela Incubadora de Empresas de Design da ESDI/UERJ, que desde 2007 fomenta o desenvolvimento de negócios de design e arquitetura e urbanismo (e ainda em campos assemelhados) no estado do Rio de Janeiro, em parceria com a FAPERJ (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro).

Expoentes

João Victor Azevedo

João Azevedo é carioca, vascaíno e designer graduado pela UFRJ. Mestre e doutor em Design pela PUC-Rio, trabalhou por anos na indústria moveleira do Rio, especializando-se em materiais naturais. É professor e pesquisador na PUC-Rio onde desenvolve pesquisas sobre biomimética, especialmente bolhas de sabão e suas formas, que já foram apresentadas em eventos como a Rio+20 e publicadas em diversos países mundo afora. É sócio fundador da maré, empresa especializada em upcycling de materiais - como madeira, jeans, alumínio e plástico - que produz relógios, óculos e acessórios por meio da fabricação digital. Durante a pandemia foi um dos responsáveis pelo projeto de EPIs impressos em 3D, capitaneada pela PUC-Rio, distribuindo cerca de 25 mil peças às unidades de saúde do Rio de Janeiro e Brasil. Hoje, é também coordenador administrativo do BioDesign Lab, laboratório fruto da parceria entre a rede DASA e a PUC-Rio, onde desenvolvem-se pesquisas nas áreas de design e medicina envolvendo realidade virtual, realidade aumentada, manufatura aditiva e bioimpressão de tecidos vivos. É coordenador do projeto NOMAD, núcleo otimizado para manufatura aditiva distribuída, que visa a reciclagem de materiais plásticos locais por meio da manufatura aditiva e reciclagem distribuída, contribuindo para a redução do descarte local e o retorno desse como produtos que agreguem a comunidade local.

Luiz Ludwig

Focado na interseção entre arte, design e dados, Luiz Ludwig trabalha com design de interação e visualização de dados. Realizou projetos para o Museu do Amanhã, Oi, CCBB, IMPA, entre outras instituições. É co-idealizador da exposição 'Existência Numérica' que esteve em exibição no Oi Futuro em 2018. Mestre em Design Gráfico pela universidade Maryland Institute College of Art (Estados Unidos), Luiz atualmente é professor no curso de Design da PUC-Rio e é doutorando em Artes Visuais na linha de Poéticas Interdisciplinares pela EBA-UFRJ.

Luisa Fosco

Designer, artista e empreendedora social. Trabalhou na Cria Global, desenvolvendo projetos de consultoria em design, inovação e negócios de valor compartilhado para clientes como TIM, Coca-Cola e Dell. Entre eles também o projeto educacional para o legado das Olimpíadas, comissionado pelo Rio 2016. Também atua como consultora independente em Branding e Inovação, com projetos realizados para a aceleradora Pipa, Brasil Active, FIRJAN/SENAI e para startup americana Pond5. Foi co-fundadora do Ímã Mobilizadores, iniciativa em rede para desenvolver experiências educacionais sobre arte, design, empreendedorismo e criatividade e do Catete92, um espaço de livre interação baseado nos princípios da autogestão e em práticas colaborativas que funcionou como plataforma para diversos negócios sociais. Em 2014 iniciou a Fabulosa , uma comunidade de fazedores unida para impulsionar projetos de impacto. Expandindo o acesso à tecnologia de fabricação digital, compartilhando recursos e conhecimento de forma horizontal, a Fabulosa cria conexões relevantes para tirar boas ideias do papel e em breve abre suas portas como Fabulosa Fab Lab, o mais novo espaço maker em terras cariocas.

Karen Cesar

CHO da RedBandana Branding e Design. Foi jurada de Design no Cannes Lions. Presidente do Comitê ESG da Abedesign. É mestre em liderança criativa pela Berlin School of Creative Leadership, estudou design na School of Visual Arts de NY. Tem certificação profissional em Ciência da Felicidade no Trabalho pela UC Berkeley. Facilitadora Lego® Serious Play®. É Consultora do Instituto Gênesis PUC-Rio; Professora de MBA em Gestão de Organizações do Futuro e Pós Graduação de Lideranças Transformadoras na Business Behavior Institute de Chicago. Professora responsável pelo curso de Design Thinking da Infnet. Membro da Comunidade de Scholars da Center for Positive Organizations da Michigan Ross University. Foi jurada e mentora em eventos de inovação como Desafio Braskem de Design Circular, Shell Iniciativa Jovem, HackingRio entre outros. Mãe do Tomás.

Ricardo Abelheira

Industrial Designer pela ESDI/UERJ, com mestrado em Engineering Design pela Universidade de Portsmouth, Reino Unido, e certificação em Design Thinking pelo MIT, USA. Ao longo de sua carreira liderou equipes de engenharia, projeto e design, desenvolvendo na Embraer vários produtos e interiores premiados internacionalmente. Colabora, em paralelo, com a construção de uma cultura de inovação na empresa. Atualmente trabalha com projetos de desenvolvimento tecnológico, ministra treinamentos em Design Thinking e presta consultoria para diversos segmentos. É autor do livro Design Thinking & Thinking Design, em parceria com Adriana Melo, pela Editora Novatec, publicado em 2015.

Rodrigo Schoenacher

Tem mais de 20 anos de experiência como executivo e consultor. Atualmente ocupa o cargo de diretor de Operações em uma organização do terceiro setor que trabalha com conservação ambiental. Tem pós-graduação em gestão e estratégia pela Northwestern University, é mestre em tecnologia e design pela UERJ e atualmente conduz uma pesquisa de doutorado que busca entender a relação entre gestão do design, inovação e empreendedorismo.

Transmissão ao vivo pelo canal de YouTube da Incubadora de Empresas de Design da ESDI/UERJ: https://www.youtube.com/channel/UCgFhS-nhGLgV-YYNMkKcf6g

Organização

Organizador(a) de

Incubadora da ESDI