--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5
Projeto de Extensão

Prospectivas Urbanas: Crescer e Transformar Cidades, da Petrópolis que temos à Petrópolis que queremos

A prospectiva urbana se constitui em uma forma de visualizar o futuro das cidades, se configurando como uma possibilidade de construção do planejamento urbano. As redes de colaboração e debate estabelecidas no processo, se constituem como um potencial criativo nas transformações sociais inclusivas ao fazer emergir as tensões que desenham as sociedades pelo aspecto sócio histórico, e tendem a influenciar as sociedades futuras em seus territórios e territorialidades. Colocada como a construção de um conhecimento reflexivo e crítico sobre cidades, a prospectiva urbana pensa pelas representações de cenários desejados, as paisagens urbanas, em um sentido amplo que aponta territórios e territorialidades para as cidades inclusivas e contextualizadas. Nesse sentido, a Nova Agenda Urbana ONUHABITAT III, aponta uma visão compartilhada para um futuro melhor e mais sustentável, nos norteando nas temáticas abordadas para o debate. Lembramos que nessa agenda, direitos e acesso iguais aos benefícios e oportunidades que as cidades podem oferecer são preconizados, no qual os sistemas urbanos e a forma física dos nossos ambientes urbanos podem ser alterados com foco nesse objetivo. Nessa perspectiva, questionamos o “Crescer e Transformar Cidades, da Petrópolis que temos à Petrópolis que queremos” a partir da perspectiva da juventude petropolitana, dando voz e tornando visível a cidade desejada por eles, em que, a partir da parceria estabelecida com o Liceu Municipal Carlos Chagas Filho, os problemas e as potencialidades que poderão configurar o futuro de Petrópolis emergirão. O projeto consiste em 3 fases dialógicas que configuram a construção do conhecimento em momentos recursivos de síncrese, análise e síntese, quais sejam: a entrada na pesquisa; a entrada em campo; e, as sínteses prospectivas urbanas.